Esta comprovado estudo diz que cerveja não dá barriga e faz bem.

20/02/2013 16:21

A tal ‘barriguinha de cerveja’ não passa de mito, segundo pesquisa

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

[ i ] A famosa ‘barriguinha de cerveja’, é um mito que tem mais relação com o excesso de calorias no organismo, segundo as últimas pesquisas científicas

São PauloDe acordo com uma nova pesquisa, a tal ‘barriguinha de cerveja’ seria um mito e, além de não engordar, a cerveja poderia trazer benefícios à saúde como prover vitaminas e prevenir doenças do coração, osteoporose e diabetes. Os dados são do site ‘Daily Mail’.

A página apresenta o estudo, chamado Beer & Calories; A Scientific Review, patrocinado por uma empresa de bebidas, que aponta também como um benefício da cerveja o fato de o produto conter menos calorias do que o vinho ou um suco de laranja, por exemplo.

No entanto, a professora de nutrição da Universidade de Nova York, Marion Nestle, afirma que a cerveja tem calorias e que, só por isso, pode engordar. “Excesso de álcool aumenta o risco de doenças no fígado e a cerveja pode ocasionar isso tanto quanto qualquer outra bebida. Mas a maior parte das ‘barrigas de cerveja’ resultam do excesso de caloria de modo geral, inclusive pelo consumo de cerveja”, disse ela.

Exercícios

Tomar cerveja moderadamente depois do exercício físico também é tão eficiente quanto beber água para reidratar o corpo, de acordo com um estudo espanhol apresentado recentemente em Bruxelas, na Bélgica, durante o Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde.

O especialista Manuel Castillo, da Universidade de Córdoba, queria saber se o hábito de tomar a bebida depois de uma atividade física e uma partida de futebol, por exemplo, faz mal à saúde.

“Não se encontrou nenhum efeito específico e nenhum negativo que possa ser atribuído à ingestão de cerveja em vez de água”, afirmou o médico.

Para ele, a atuação da cerveja, nesse caso, é “exatamente igual à da água”, desde que não haja nenhuma contraindicação especial. A quantidade ‘moderada’ que o estudo recomendou foi de 660 ml, que equivale a dois chopes na Espanha e, no Brasil, o número fica entre uma garrafa e duas latinhas.

O especialista Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, explicou que o álcool contido na cerveja “tem certos efeitos positivos”, que se somam a componentes não alcoólicos que também fazem bem à saúde, como os polifenóis.

De acordo com o especialista do Hospital Clínico de Barcelona, o consumo moderado da cerveja ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças a seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias. Isso leva à melhora da pressão arterial, baixa o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), entre outros benefícios.

Mas o médico ressaltou também que os benefícios só aparecem dentro de um padrão de alimentação saudável.

Recomendação é consumir logo o produto

Se alguém quer extrair alguns benefícios da cervejinha dos finais de semana, o conselho da ciência é: olhe a data de validade do produto e beba logo. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa feita por Priscila Becker Siqueira, que acaba de concluir seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com o estudo, a maior quantidade de substâncias benéficas da cerveja está presente até 15 dias após a data de fabricação da bebida.

O trabalho da pesquisadora se concentrou nas propriedades antioxidantes da cerveja, ligadas ao retardo do envelhecimento celular e à possível prevenção de doenças como problemas cardíacos e males neurodegenerativos.

As principais substâncias da cerveja são os compostos fenólicos. Siqueira avaliou três marcas nacionais de cerveja e descobriu que elas continham cerca de 400 miligramas por litro de fenólicos, contra 700 mg/l no suco de goiaba e até 2 gramas por litro no suco de uva.