Fiéis pedem por melhoria da saúde pública na Via Sacra de Manaus

06/04/2012 13:39

Tradicional Via Sacra iniciou às 9h na Catedral de Manaus, no centro. Coleta obtida na caminhada será direcionada à Terra Santa.

 

Marivaldo Silva folhaamazonica

 
Via Sacra lembra os momento de Jesus Cristo no caminho para a morte na cruz (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)Via Sacra lembra os momentos de Jesus Cristo no caminho para a morte na cruz (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)

Ao som do tradicional cântico católico "Vitória, tu reinarás", cinco mil fiéis caminharam por algumas das principais vias do centro de Manaus na Via Sacra desta Sexta-feira Santa (6). A estimativa é da Polícia Militar. A procissão iniciou, às 9h da manhã, na Catedral de Manaus e finalizou na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14 de janeiro, Zona Sul da capital. Manauenses pediram ajuda divina e agradeceram por graças alcançadas durante o trajeto que lembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Os católicos caminharam pela avenidas Sete de Setembro, Visconde de Porto Alegre e Tarumã. De acordo com o arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, as 12 estações da Via Sacra servem para que os cristãos lembrem do sofrimento que Cristo passou para a salvação da humanidade. "Nós percebemos todo o amor que Jesus tem por nós ao ver o tamanho do sacrifício que ele teve ao se entregar na cruz e isso é visto nas doze estações da Via Sacra", disse o arcebispo.

Os fiéis lembraram também a Campanha da Fraternidade 2012 que discute a situação da saúde pública brasileira. Muitos deles  intercederam pela saúde de familiares e amigos. Segundo a aposentada Raimunda Nunes, as pessoas precisam exigir melhorias para a saúde pública. "Estou andando com os pés descalços pela Via Sacra porque foi um compromisso que firmei com o Senhor. Estou intercedendo por muita gente que me pediu oração pela melhoria da saúde. Tem muita gente doente. É um sofrimento sem igual e as pessoas não tem apoio do poder público", afirmou ao G1.

Via Sacra contou com a participação do arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)Via Sacra contou com a participação do arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)

Muita gente caminhou também para agradecer. De acordo com a babá Raimunda Nonata, que se ajoelhou durante as paradas das estações da Via Sacra, este também é o momento para agradecer. "Eu me ajoelho em sinal de agradecimento por meu filho que era usuário de drogas em 1983 e, hoje, graças a Deus, está curado", disse agradecida. A coleta obtida durante a procissão será direcionada á Terra Santa.

Segundo o Major da Polícia Militar Corrêa Júnior, 200 PMs fizeram a segurança dos fiéis durante a procissão. "Dividimos os policiais em cinco viaturas. Três delas acompanharam o trajeto", afirmou. 26 agentes do Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia do Trânsito de Manaus (Manaustrans) auxiliaram os condutores a desviar das vias utilizadas na Via Sacra.