Saída para o feriado congestiona travessia no Porto da Ceasa, no AM

06/04/2012 13:37

Cinco balsas estão operando no local, com embarque de 52 carros/hora.
Previsão é que congestionamento só diminua depois das 15h.

 

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

 
Por volta de 9h, havia cerca de 220 veículos na fila de embarque da travessia do Rio Amazonas (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Por volta de 9h, havia cerca de 220 veículos na fila de embarque da travessia do Rio Amazonas (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)

O fluxo acima da média de veículos rumo aos municípios de Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Autazes, Manaquiri e outras comunidades do polo leiteiro do Amazonas resultou em um grande congestionamento no Porto da Ceasa, Zona Leste de Manaus, na manhã desta sexta-feira (6), por causa do feriado prolongado.

A fila de carros à espera do embarque para atravessar o Rio Amazonas chega a aproximadamente dois quilômetros de extensão e está em frente ao Comando de Fuzileiros Navais da Marinha, na entrada para o bairro Mauazinho.

Segundo informações da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), cinco balsas operam no local , realizando a travessia de 52 veículos por hora, entre carros e caminhões. No entanto, há mais de 220 carros na fila. Por causa do congestionamento, a espera dos motoristas já ultrapassa quatro horas.

Cinco balsas operam na travessia Manaus-Careiro da Várzea (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Cinco balsas operam na travessia Manaus-Careiro da
Várzea (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Por Marivaldo Silva

O funcionário público Mateus Mendes, de 34 anos, que segue para Autazes para passar o feriado santo com a família, disse que chegou ao Porto da Ceasa por volta de 5h e a ponta da fila estava na entrada da Refinaria de Manaus, distante cerca de três quilômetros do porto. "Eu vim cedo acreditando que embarcaria rápido. Já são 9h e a fila continua longa", disse ele à reportagem do G1, que esteve no local.

O comerciante Dionísio Thomaz, de 49 anos, que pretende viajar para o Careiro Castanho para rever parentes, também ficou indignado com a demora no embarque. "A fila anda muito lentamente. Estou aqui desde 6h30. Nos últimos feriadões, não tem sido assim", afirmou.

De acordo com informações da a SNPH, quatro das cinco balsas são particulares. Apenas uma foi trazida da antiga travessia Manaus-Cacau Pirêra, feita no Porto de São Raimundo. Cada veículo de passeio paga R$ 25 pela travessia. A previsão é que o congestionamento diminua somente a partir das 15h.