A força da internet nas eleições Que o diga o Presidente Barack Obama

25/07/2012 19:10

Por Marivaldo Silva // Folhaamazonica.com

 

Partidos políticos e os candidatos descobriram a força das mídias sociais e já começam usá-las com intensidade nesta campanha

 

 

Fundado em Fevereiro de 2004, o Facebook é uma ferramenta social que ajuda as pessoas a comunicarem mais eficientemente com os seus amigos, família e colegas. As redes sociais mostram-se cada vez mais como um lugar de presença obrigatória para todos aqueles que querem fazer passar de algum modo a sua mensagem. Os políticos não são execpção, pois recorrem as redes socias para fazer passar as suas ideias políticas. Como detentores do poder de formar e influenciar a opinião pública de um determinado grupo, os atores políticos mobilizaram as suas estratégias de persuasão de acordo com a mobilização das grandes massas.  

 

 

As redes sociais atingiram a nossa comunidade e todos os dias são imensos os internautas que por estás plataformas se deixam conquistar. Desta forma para a mensagem politica chegar as grandes massas são cada vez mais os políticos que utilizam a Internet para se fazerem ouvir e interagir com o eleitorado e desta forma conseguir a sua fidelização ao partido. Como representantes de uma população  os políticos utilizam a maior rede social do Mundo  “como canal  de diálogo com os eleitores”, refere Luiz Fernando Cardoso, repórter de Política e Master em jornalismo. A estratégia no uso destas plataformas passa por atingir um publico cada vez mais vasto.

Com o inicio de uma era da comunicação onde tudo se transporta para a internet, os  atores  políticos viram também a necessidade de agirem de acordo com a evolução do ciberespaço Os meios digitais estão a mudar o panorama da comunicação, com a economia em constante mudança, as novas tecnologias da informação, internet e redes socias assumem especial relevo na nova era da comunicação e gestão dos relacionamentos entre as pessoas. O Mundo digital permite aos políticos alcançar e interagir com o eleitorado em qualquer lugar e a qualquer momento.  

“Os mercados são cada vez mais competitivos e globais” menciona Luís Saias no livro “Marketing de Serviços”. A adaptação á era moderna é necessária, o bom uso das ferramentas da comunicação pode trazer reconhecimento e prestigio para o partido politico. Rita Figueiras, professora Universitária  refere “Os meios de Comunicação social podem ajudar a ganhar campanhas”, por vezes sendo irrelevante a qualidade do politico, a qualidade vem dos “bastiadores”, onde são definidas estratégias para a captação de eleitorado.  

 

 

  Barack Obama nas presidenciais de 2008 nos EUA

 

 O reconhecimento e a utilização da internet com media para campanhas eleitorais já existe pelo menos há 10 anos, porem a campanha realizada por Barack Obama em 2008 para a eleição presidencial dos EUA superou qualquer expectativa , traçando novos rumos para o marketing político, reescrevendo regras de como atingir o eleitorado. Esta interação proporcionada e especial pelas redes sociais possibilitou maior aproximação dos eleitores com Obama.Barack Obama ganhou este nomeação democrata em grande medida por causa da domínio de sua campanha de tecnologia da informação e sua compreensão das redes sociais, e principalmente do face book.

Rui Calafates, especialista em Marketing Político, foi um dos académicos que estudou as legislativas de 2009 em Portugal, e explica “Há anos fazia soundbyte ao  político que aparecia na internet. Agora já perceberam que a Net é mais do que uma tática, é uma forma de conseguir proximidade”. A internet e as redes sociais estão a entrar no mundo político português e com a generalização da ferramenta, os atores políticos perceberam que para chegar a alguns dos seus potenciais eleitores tem de ser através da Web.  “Vários estudos indicam que a percentagem de tempo dedicado ao Facebook pelos seus utilizadores esta a ultrapassar o tempo  dedicado á busca, os candidatos têm de estar onde as pessoas estão” menciona João Wengorovius, presidente da agência de publicidade BBDO Portugal. Filipa Seiceira explica o que as candidaturas não estão, mas deviam estar a fazer, na Net.O segredo está em descobrir as melhores mensagens para o segmento de público que interessa.Independentemente da cor politica, idade ou formação, não há político que dispense a sua presença nas redes sociais. No entanto Ivone Ferreira professora Universitária considera que os políticos portugueses ainda não estão a vontade com a principal vantagem dos meios, a interatividade. 

            A interação entre eleitores e candidatos proporcionou o aumento da confiança e da credibilidade, proporcionando a mudança de hábitos e maior participação politica da população, sobretudo os jovens.

 

Apesar dos já tradicionais meios de comunicação, como a televisão e rádio, usados enquanto forte veículo de informação, muitos que pretendem ocupar uma cadeira na câmara de vereadores ou ainda conquistar a administração do município apostam nas novas mídias sociais.

Graças ao crescimento contínuo no uso de computadores, assim como também de telefones celulares de banda larga e de tablets, dispositivos portáteis de acesso à internet, os candidatos agora podem apostar nos recursos que a modernidade oferece para conquistar seus eleitores, com ênfase nas redes virtuais de relacionamentos.

“Pela internet, os candidatos conseguem alcançar milhares de pessoas ao mesmo tempo, e a informação chega muito mais fácil. Sem falar que para nós, enquanto eleitor se torna melhor ainda, porque se algum político faz alguma coisa errada, na mesma hora já tem cinco ou seis opções na internet para analisar e tirar uma conclusão”, disse o funcionário Antônio Medeiros.

Em contrapartida, o uso da internet para fornecer dados precisos sobre os candidatos ainda é incipiente pela Justiça eleitoral. Faltando cerca de dois meses das eleições, no site oficial do órgão estão disponibilizadas apenas informações gerais. Elementos mais abrangentes sobre as eleições serão disponibilizadas ao eleitor somente em 24 de setembro.

Enquanto as eleições não chegam, os candidatos vão se arranjando como podem para conquistar os seus, seja através dos tradicionais jargões da política de todos os dias ou ainda por meio da inovadora modernidade “facebookiana”.

Que é a maior ferramenta que  tem o maior alcance de massa humana em uma simples postagem de quem tem muitos amigos no face book, usuários das redes sociais e assim se torna um circulo de grande abrangência sem risco de extraviar o material do candidato jamaís . Afirma "Rui Calafates especialista em marketing politico"