2º dia de Enem começa com tranquilidade no AM, diz coordenador

04/11/2012 19:06

Por Marivaldo Silva // Folhaamazonica.com Manaus -AM

No AM, 155.357 pessoas se inscreveram para a edição deste ano.
Gabarito do Enem deve ser divulgado no dia 7 de novembro.

 

 

 
Comente agora
Candidata corre para entrar em local de prova do Enem, no bairro de Aparecida, Centro de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
Candidata corre para entrar em local de prova do Enem, no bairro de Aparecida, Centro de Manaus (Foto: Mônica Dias/Fonte G1 AM)

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou com tranquilidade segundo balanço preliminar do coordenador do Enem em Manaus, Edson Melo. Segundo ele, não há indícios de tumulto em escolas durante o vestibular aplicado neste sábado (4) e domingo (5). O G1 percorreu algumas escolas onde as provas são realizadas e constatou apenas um atraso.

Na Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), localizada no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, nenhum estudante chegou atrasado para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (4). Já no primeiro dia de prova, segundo coordenação do vestibular na instituição, 30 jovens chegaram após o fechamento dos portões, neste sábado (3). Três policiais militares fizeram a segurança na entrada da escola para evitar confusões.

Candidatos formaram filas para aguardar abertura dos portões (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

Candidatos formaram filas para aguardar abertura dos portões no IEA (Foto: Mônica Dias/Fonte G1 AM)

Na Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada na área central de Manaus, candidatos chegaram bem antes da hora marcada para a abertura dos portões, 10 horas (horário local). O movimento também foi considerado tranquilo e os portões foram fechados pontualmente às 11h.

 

O mesmo ocorreu no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), também no centro da capital. Muitos estudantes formaram fila desde as oito horas para evitar atrasos. No colégio Dom Pedro I, localizado na Avenida 7 de Setembro, os candidatos também se anteciparam e saíram cedo de casa.

No Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, ainda no centro, uma aluna chegou atrasada e foi impedida de entrar na escola para fazer o exame. Ela não quis comentar o atraso.

 

O coordenador Edson Melo explicou que o balanço de estudantes que deixaram de fazer o exame no sábado e neste domingo serão repassados pelo Ministério da Educação (MEC). "As informações que temos é de que a entrada dos estudantes nas escolas para realizar a prova foi tranquila e dentro da normalidade", afirmou.

2º dia
O segundo dia de provas do Enem é um teste de resistência aos candidatos. Eles fazem desde as 13h, no horário de Brasília, as provas de linguagens e códigos, matemática, e mais a redação. O estudante pode levar até 5h30 para responder a 90 questões e ainda fazer o texto dissertativo.

No Amazonas, 155.357 pessoas se inscreveram para a edição deste ano do Enem. O número superou a marca do ano passado, com 24.357 pessoas a mais que em 2011 e bateu o recorde de inscritos.

O gabarito do Enem deve ser divulgado no dia 7 de novembro e o resultado final depois do dia 28 de dezembro.