Angelim-pedra, flora amazonica

06/12/2012 19:50

 

Thumb

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANGELIM-PEDRA

Nome científico: Pithecolobium racemosum Ducke


Família: LEGUMINOSAE MIMOSOIDEAE DESCRIÇÃO DA ÁRVORE


Árvore majestosa, extremamente decorativa, com altura de 50 a 60m e tronco revestido por casca descamante de 100 a 180cm de diâmetro. O contínuo desprendimento das cascas chega a formar grandes montes ao redor do tronco. É uma das maiores árvores da floresta amazônica.


DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA


Região amazônica, principalmente nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Pará


HABITAT


Matas de terra firme, em lugares secos de toda a Amazônia até ÁRVORE Árvore de grande altura, sendo que seu porte pode atingir o teto da floresta da região, seu tronco grosso podendo chegar a medir até 340 cm de diâmetro, com casca cinzenta escura.Folhas compostas, alternas, imparipinadas com 9-17 folíolos de 3 a 5,5 cm de comprimento e 1,5 a 2,5 cm de largura.


Flores em panículas esparsas, nas extremidade dos ramos, róseas com nunces violáceas, aromáticas,cálice de 4-7 mm de comprimento.Frutos, vagens aladas, indeiscentes de cor sanguínea, contendo 1, raro 2 sementes muito pequenas.


A época de floração é nos meses de agosto-janeiro e a frutificação no decorrer do verão, só excepcionalmente até o começo do inverno (janeiro) onde perde as folhas e cobre-se de frutos.Na estação chuvosa, perde completamente a sua folhagem para se cobrir de flores.