Ate que enfim uma mega operação retira ervas-de-passarinho de árvores no Centro de Manaus

18/06/2012 07:19

Espécie parasita de planta, as ervas-de-passarinho podem matar àrvores.
Trabalhos começaram na Rua Costa Azevedo, no Centro da cidade.

 

Por Marivaldo Silva /Folhaamazonica.com

 
Comente agora
Ervas-de-passarinho podem matar àrvores. (Foto: Divulgação/Semmas)
Ervas-de-passarinho podem matar árvores (Foto: Divulgação/Semmas)

O trabalho para conter a infestação da erva-de-passarinho, espécie de planta parasita que pode levar à morte as árvores em que se instala, está sendo realizado desde sábado (16) pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e Amazonas Energia com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A operação começou com a retirada dos galhos das árvores centenárias atingidas pelo problema na Rua Costa Azevedo, no trecho entre as ruas Saldanha Marinho e 24 de Maio, no Centro de Manaus.

Trabalho de retirada vai durar dois meses (Foto: Divulgação/Semmas)
Trabalho de retirada vai durar dois meses
(Foto: Divulgação/Semmas)

O diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, explica que o combate à praga só tem êxito se for feito de forma técnica e com equipamentos específicos e pessoal preparado. É importante também, segundo ele, que seja feita uma manutenção regular para evitar que o problema volte a ocorrer. De acordo com o levantamento feito pela Semmas, 49 árvores do Centro estão infestadas pela erva-de-passarinho.

O trabalho de retirada da erva-de-passarinho continuará sendo realizado no Centro por aproximadamente dois meses, sempre nos finais de semana, em função de fatores limitantes como o trânsito na área nos dias úteis e a necessidade de interdição por medida de segurança.

As árvores já identificadas com o problema estão localizadas entre 10 avenidas e ruas da área do centro de Manaus.

Os técnicos da Semmas constataram a infestação nas espécies Mangueira (Mangifera indica), Apui (Parkia pendula) e Castanholeira (Terminalia catappa). A próxima área a ser mapeada será a Cachoeirinha, onde é grande o número de árvores atacadas pela praga.

A FOLHAAMAZONICA.COM alerta que não e só 49 arvores no centro não se olharmos bem só na av.Getulio Vargas  são dezenas e todas as ruas no centro estão assim mas um grande volume de arvores infectadas e no terminal da Constantino Nery ... São centenas de árvores só no centro de Manaus