Av. de Manaus vira palco de simulação de vazamento de gás

04/04/2012 13:43

No processo de simulação, um operador de escavadeira desavisado rompe a tubulação de gasoduto durante o trabalho, ocasionando o vazamento de gás.

[ i ] Simulação de gás aconteceu na manhã desta quarta (4) na Avenida Constantino Nery, em Manaus.

Manaus - Com o objetivo de ampliar a segurança e aprimorar atividades emergenciais, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizou na manhã desta quarta-feira, 4, a segunda edição do Simulado de Vazamento de Gás no quilômetro 010 da Avenida Torquato Tapajós, Zona Oeste de Manaus.

No processo de simulação, um operador de escavadeira desavisado rompe a tubulação de gasoduto durante o trabalho, ocasionando o vazamento. Automaticamente, o Centro de Controle de Operações da Cigás que faz o monitoramento da rede detecta o problema e aciona os orgãos responsáveis para o controle. 

O Corpo de Bombeiros, após acionado, segue em emergência para fazer os primeiros procedimentos de esfriamento da rua. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) se desloca e realiza o isolamento da área, assim como a Polícia Militar, que também é acionada para garantir a segurança dos pedestres no local. 

De acordo com diretor técnico comercial da Cigás, Clóvis Correia Júnior, no momento da ocorrência, os agentes da empresa de gás natural fazem o desligamento da passagem de gás nas tubulações, enquanto o Corpo de Bombeiros evacua a área de vazamento.

Para o diretor técnico da Cigás, a simulação de prevenção é uma forma apenas de mostrar a população  todo o trabalho que é feito, caso aconteça um acidente desta natureza. "A possibilidade desse tipo de acidente acontecer são mínimas porque a tubulação fica a um metro e meio abaixo do solo e todas as empresas de Manaus sabem dessa tubulação de gás natural", garantiu.

Correia informou ainda que existem vários avisos debaixo da terra para que, ao escavar, o funcionário de qualquer empresa possa ver que ali existe uma tubulação de gás. "Nós temos uma fita vermelha avisando que é um perigo mexer nessa tubulação, assim como barras de concretos para que a pessoa desavisada possa ver que ali não é permitido mexer", afirmou. 

A tubulação da Cigás percorre em Manaus cerca de 43 quilômetros a um metro e meio abaixo da terra, com sistemas nos bairros Mauazinho, Aparecida e Constantino Nery, sendo monitoradas 24 horas pela empresa de gás natural. 

Para casos de vazamentos, a população pode entrar em contato diretamente com a Cigás por meio do telefone 0800-723-3202 ou também ligar para o Corpo de Bombeiros no telefone de emergência 193.