Aziz deve apoiar o nome de Rebecca Garcia à Prefeitura e Manaus

08/06/2012 14:45

 

Aziz deve apoiar o nome de Rebecca Garcia à Prefeitura e ManausPor Marivaldo Silva/Folhaamazonica.com

 

 

O governador do Estado, Omar Aziz (PSD), deverá apoiar a pré-candidatura da deputada federal Rebecca Garcia (PP) para a Prefeitura de Manaus. O anúncio foi feito aos parlamentares da base governista na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante reunião a portas fechadas na casa do governador e líder do PSD no Estado, na última terça-feira.

Conforme apurado pelo jornal EM TEMPO, Aziz deve anunciar oficialmente a candidatura que apoiará na semana que vem, após reuniões individuais com os parlamentares estaduais e federais da base de sustentação do governo do Estado.

Dos 24 parlamentares da Aleam, 20 são da base governista e ao menos cinco saíram da reunião insatisfeitos com a decisão do líder político, em apoiar a pré-candidatura da deputada federal. Entre os governistas, Marcos Rotta (PMDB) e Chico Preto (PSD) já tinham colocado os nomes à disposição para disputar a Prefeitura de Manaus com o apoio do mandatário.

Procurada pela reportagem na última terça-feira, Rebecca desconversou sobre a confirmação de seu nome no pleito, mas não descartou cortejar o apoio de Omar para uma eventual candidatura. “Tenho o aval da Executiva nacional do PP, mas não posso decidir sozinha. Acho que posso conquistar o apoio dos aliados, os quais tenho sido aliada em todos os momentos”, declarou.

Ainda na reunião, segundo fontes consultadas pela reportagem, o governador comunicou que não apoiará a reeleição do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT) ou de qualquer pré-candidato que venha a ser apoiado pelo atual chefe do Executivo municipal.

Pressão

O líder da maioria na Assembleia, Chico Preto, desconversou ao ser questionado sobre o apoio de seu partido à pré-candidatura da deputada Rebecca. O parlamentar defende uma candidatura própria do PSD e acredita que a sigla tem ‘musculatura’ para enfrentar o pleito, inclusive com nomes fortes. O deputado confirmou que a reunião aconteceu na tarde da última terça-feira, na residência do governador e durou aproximadamente duas horas.

Assim como Rotta, o colega de parlamento disse que não foi tratado o nome da deputada, mas disse que é possível que ‘ela saia candidata’. Ao ser questionado se endossaria o nome da parlamentar como o nome do grupo para disputar a cadeira de Amazonino, Chico Preto foi enfático: “Vamos esperar que isso se conclua para poder tecer algum comentário depois”.