Banhistas nadam em área proibida na Praia da Ponta Negra

28/10/2012 19:36

Mesmo com área demarcada, banhistas desrespeitam normas de segurança e nadam em local proibido. Um afogamento já foi registrado hoje à tarde

[ i ] Área marcada por faixa vermelha é proibida para banho

Manaus - No início da tarde deste domingo, 28, a equipe do D24AM flagrou dezenas de banhistas desrespeitando a delimitação feita no rio pelo Corpo de Bombeiros como área segura para banho. Por volta das 15h, um homem se afogou no local e acabou morrendo a caminho do hospital.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Martins Costa, mesmo com a abordagem dos salva-vidas aos banhistas, para que eles não ultrapassem a faixa que delimita a área segura para banho, durante todo o dia é possível flagrar pessoas se arriscando, principalmente homens e crianças.

“As áreas seguras para banho foram delimitadas com placas verdes, indicando que é uma área para banho. As placas vermelhas indicam área de risco, e além disso colocamos uma faixa na água demarcando o local apropriado para os banhistas“, explicou o tenente, dizendo ainda que a população tem uma parcela de responsabilidade nas ocorrências que acontecem.

“A todo tempo os salva-vidas abordam os banhistas e os orientam, mas em seguida eles descumprem as orientações e passam para a área considerada profunda e crítica pelo Corpo de Bombeiros“, falou Costa, afirmando ainda que a função dos salva-vidas é ser 'babá' da população.

"Essa é a nossa obrigação: cuidar da população, porém, está fora de controle, as pessoas não respeitam, e temos sempre dificuldade de encaminhar os banhistas para a área segura“, finalizou.

O gerente comercial, Silvestre Rui Batista Guimarães, 43, contou que sempre gostou de frequentar a Praia da Ponta Negra, mas que após as reformas realizadas, o local ficou inapropriado e inseguro. “Hoje vim com a minha família, e presenciei um banhista que entrou dentro da área demarcada pelos bombeiros com o cachorro. Quer dizer, não existe respeito algum, é cachorro, é criança, é adulto consumindo bebida alcóolica. Isso não é relaxar“, relatou Silvestre, dizendo que não voltará mais ao local.

A auxiliar de cozinha Rita Teixeira Lopes, 39, foi a praia com seus três filhos, e disse não permitir que eles tomem banho na área que não é demarcada. “Eles mesmos estão com medo de entrar na água, mesmo com a área demarcada. Também é somente lá que eles vão entrar, fora dali nem pensar, não confiamos “ disse Rita.

Neste domingo, haviam 23 bombeiros militares, seis guarda-vidas da Prefeitura Municipal na Praia da Ponta Negra. No calçadão havia três policiais militares, além de duas motocicletas e uma viatura da 19ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

No início da tarde, o número de banhistas era pequeno na praia, mas segundo o tenente Martins a expectativa é que, com a gratuidade dos ônibus, o número de visitantes aumente ao longo da tarde.