Câncer de pele fará mais de 1.100 vítimas, até o final de 2012, no Amazonas, diz FCecom

07/11/2012 11:03

Por Marivaldo Silva //Folhaamazonica.com

 

06/11/12 – O câncer de pele deverá fazer cerca de 1.220 vítimas no Amazonas, ainda este ano. A estimativa é da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). Para tentar reduzir esses números no Estado e no restante do país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lança, no dia 24 de novembro, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o tipo mais incidente no Estado.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão atendimento à população para a realização de exames preventivos gratuitos em quatro instituições: FCecon, Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT), Universidade Federal do Estado do Amazonas (UFAM) e Fundação Alfredo da Mata (FUAM).

Sob a coordenação do dermatologista da FCECON, Dr. Fábio Francesconi, o evento no Amazonas terá como foco a orientação e prevenção primária e secundária do câncer de pele. De acordo com ele, a campanha “tem um papel pedagógico, já que serão disseminadas informações sobre a importância da prevenção e os cuidados a serem adotados por portadores de câncer de pele”.

O evento também é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que passa a ser comemorado este ano e será lembrado sempre no último sábado de novembro.

Causa e estatística

Francesconi explica que o sol é o principal agende causador do câncer de pele. Segundo estimativa 2012 do Instituto Nacional do Câncer (INCA – Ministério da Saúde), no Amazonas – 98,2% dos casos do tipo não melanoma (1.100, sendo 540 em homens e 560 em mulheres), o mais frequente no País e que corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. O 20 casos restantes serão do tipo melanoma.

De acordo com informações do Inca, o câncer de pele é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos e, pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias. Estas, por estarem mais propícias à doença, devem fazer acompanhamento dermatológico e exames preventivos frequentes de modo a evitar o câncer.

Mais frequentes

Como a pele – maior órgão do corpo humano – é heterogênea, o câncer de pele não-melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são os seguintes: carcinoma basocelular – responsável por 70% dos diagnósticos -, e o carcinoma epidermoide – que representa 25% dos casos.

Segundo o especialista Fábio Francesconi, um método simples de prevenção pode evitar a aparição do câncer de pele: o uso de roupas adequadas e cremes protetores contra os raios UV, oriundos do Sol. Ele alerta que na região Norte do País, onde localizado o Amazonas, a incidência dos raios UV é maior por conta da proximidade com a Linha do Equador. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.