Católicos celebram Domingo de Páscoa na Igreja da Matriz, em Manaus

08/04/2012 16:50

Para o padre diocesano da Igreja da Matriz, José Albuquerque de Araújo, o padre ‘Zezinho’, a celebração de deste domingo é a mais importante do ano para os católicos.

[ i ] Padre Zezinho celebrou a missa na Matriz, em Manaus.

Manaus - Católicos lotaram na manhã deste domingo a Igreja da Matriz para acompanhar a Missa do Domingo de Páscoa,  em que é celebrado a Ressurreição de Jesus Cristo, seguindo a tradição da Igreja. Foram celebrados três missas durante todo o dia, sendo duas pela manhã e tem mais uma programada para a tarde.

Segundo estimativa da secretaria da Matriz, mais de três mil pessoas acompanharam as celebrações que tiveram como um dos pontos altos o transporte de uma imagem de Cristo na cruz desde a entrada da Catedral Metropolitana até o altar da Igreja. Durante o trajeto, fiéis se emocionaram enquanto outros rezavam voz baixa.

Para o padre diocesano da Igreja da Matriz, José Albuquerque de Araújo, o padre ‘Zezinho’, a celebração de deste domingo é a mais importante do ano para os católicos. “É a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Se Cristo não tivesse ressuscitado, não haveria cristãos nem a Igreja, por isto é importante celebrar todo ano este grande acontecimento a cada ano”, avaliou o pároco.

Segundo o padre ‘Zezinho’, a missa foi o ponto alto da preparação que iniciou com a quaresma, na última semana de fevereiro. “Neste momento vamos agradecer a Deus pela vitória de Jesus. Nesta missa, escutamos as leituras, lembramos deste fato, agradecemos a Deus por meio de cantos, para celebrar que Ele está vivo e presente em nosso meio. Além de missa, é uma grande festa para todos nós, cristãos”, ressaltou.

Apesar de muitas pessoas verem, o período da Páscoa como um grande feriado, o padre salientou ser responsabilidade de todo cristão, mesmo em casa, lembra este momento com louvor. “Outro ponto é a consumismo associado apresentes, símbolos como ovos da páscoa, chocolate, mas o ponto principal da páscoa é celebrar a ressurreição de Jesus, que também é a nossa ressurreição”, completou o padre Zezinho.

Freqüentadora assídua de missas na Catedral Metropolitana, a estudante Cristiane de Carvalho Nogueira, 43, afirmou que relembrar a ressurreição de Cristo é importante para os dias atuais. “Em uma época que tudo parece ser tão violento e imediatista, este é um momento para se refletir que as pessoas devem pensar mais em amor, especialmente, no amor pelo próximo. Hoje não se pensa mais nisto”, frisou.

Evangélicos

Nas igrejas evangélicas, a ressurreição de Cristo também é lembrada por meio de celebrações, cultos e peças de teatros onde é narrada a história de morte e redenção em Jesus.

O presbítero Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Amazonas (Ieadam), Marcos Batista, explica que, para os cristãos, a páscoa tem origem no antigo testamento. “Na época existiam vários deidades e Deus avisou Moisés que iria matar todos os primogênitos das famílias. Apenas as casas marcadas com sangue de cordeiros seriam poupadas por ali morava um servo do Senhor. Ou seja, ele iria passar sobre estas casas, daí surge o termo Páscoa, que significa passagem”, explicou o pastor.

De acordo com Batista, a estória contava no Antigo Testamente remete ao Novo Evangelho em que o sangue de Jesus representa o livramento. “Ele foi o último cordeiro, o cordeiro pascal, que morre para que nós tenhamos a liberdade de poder falar sobre o evangelho”, frisou.

Entre as programações das igrejas evangélicas aconteceu ainda a apresentação da peça “Viva a Páscoa, com o coração de uma criança”, na Nova Igreja Batista da Grande Circular, na zona leste de Manaus. A peça destinada a adultos e crianças, conta uma história que envolve família e uma viagem a época de Cristo. Segundo os organizadores, a peça contou com mais de 250 pessoas entre produção e atores.