Com sucesso de curta, cineasta do AM planeja carreira em festivais

18/11/2012 18:59

Bruno Pereira foi um dos premiados em concurso de roteiros.
Filme foi produzido na estrada Manaus-Manacapuru.

 

Por Marivaldo Silva // Folhaamazonica.com

 
Comente agora
Apesar da inexperiência, atriz Katiane Mendes ganhou o papel principal no curta dirigido por Bruno Pereira (Foto: Reprodução/Amazon Sat)
Apesar da inexperiência, atriz Katiane Mendes ganhou o papel principal no curta dirigido por Bruno Pereira (Foto: Reprodução/Amazon Sat)

Marcado pelo uso de cores fortes na fotografia e pelo regionalismo, o curta 'Lembranças do Amanhã', do cineasta Bruno Pereira, é mais um dos premiados no concurso de roteiros promovido pelo canal Amazon Sat, em meados de agosto. O filme conta a história de um adolescente saudoso ao encontrar uma mulher que ele chama de "filha da mãe d'água".

Segundo o cineasta, o roteiro foi escrito em 2011 e ficou "guardado na gaveta por um ano", até a realização do concurso do canal, em parceria com a Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas (Amacine), Casa do Cinema e Coletivo Difusão. "Não pensava em produzi-lo, até que alguns amigos mencionaram o concurso e a temática amazônica. Me inscrevi no penúltimo dia, aos '45 minutos do segundo tempo', praticamente", brincou.

Bruno Pereira aproveitou as lições da carreira como diretor de fotografia para o seu primeiro trabalho autoral (Foto: Reprodução/Amazon Sat)
Bruno Pereira aproveitou as lições da carreira como
diretor de fotografia para seu primeiro trabalho
autoral (Foto: Reprodução/Amazon Sat)

Com o sucesso de "Lembranças do Amanhã" na internet – o filme já possui 477 visualizações no canal do concurso no Youtube -, Pereira planeja uma carreira nos festivais. "Acredito que a temática regional nos dê uma certa vantagem. O importante é que não caímos no clichê e contamos uma história diferente, com alguns elementos amazônicos, que contextualizam o espectador. Ele resgata o que é nosso, em diálogos interessantes, mas não tem nada rebuscado", afirmou.

De acordo com ele, a obra foi filmada no Km 28 da estrada Manaus-Manacapuru e na praia do Açutuba, em Iranduba, a 27km da capital. "Foi um trabalho gratificante e enriquecedor, que eu sinto que está agradando a quem o assiste", resumiu. O uso de pessoas que nunca haviam atuado antes para interpretar os personagens principais foi proposital, explicou. "Fizemos um teste de elenco e escolhemos a Katiane Mendes, que, mesmo inexperiente, conseguiu compreender o que era a história", acrescentou.

 

Sobre o diretor
A carreira de Bruno Pereira teve início em 2003, quando foi chamado para fazer um curso de Cinema. Até então, ele era estudante de teatro. "Já fui diretor de fotografia, inclusive do 'Picolé do Aranha', um filme que teve muito destaque tanto no Amazonas quanto fora. Aliás, todos as produções que participei foram premiadas de alguma forma em festivais renomados", completou.