Concerto 'Glorioso!' espera reunir 90 mil pessoas nesta terça em Manaus

25/12/2012 10:57

Secretário de Cultura diz que edição 2012 é a maior do Brasil.
Apresentação do auto de Natal ocorre ao lado do Teatro Amazonas.

 

 

 
Comente agora
'Glorioso!' contará com projeção de imagens no Teatro Amazonas (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)
'Glorioso!' contará com projeção de imagens no Teatro Amazonas.

A 10ª edição do tradicional auto de Natal de Manaus espera reunir, nesta terça-feira (25), cerca de 90 mil pessoas ao lado do Teatro Amazonas, Centro da cidade. O espetáculo, que é co-produzido pela empresa norte-americana Hardrive, responsável por espetáculos da Disney, é descrito como um dos maiores eventos já realizados. "É não só o maior que já fizemos como também o maior do Brasil", disse o secretário de Estado de Cultura do Amazonas, Robério Braga. O show de Natal será transmitido em tempo real pelo G1.

 

De acordo com Braga, o público estimado para este ano é o maior da história dos autos de Natal realizados no Amazonas. "Isso mostra a valorização que a população está dando para esse evento. O esforço é para que a cada ano possamos atrair mais público", disse o secretário.

A tecnologia utilizada para a montagem do concerto é um dos grandes investimentos e o principal ponto de evolução desta edição em relação aos outros nove produzidos pela SEC, segundo o secretário. "Tecnologia e estrutura de produção. Nunca tivemos nada tão sofisticado. Sempre fizemos eventos grandiosos, mas a edição desse ano traz um diferencial no som e imagem, além da transmissão ao vivo pela internet", explicou.

Palco de 8 mil m² foi montado ao redor do Teatro Amazonas (Foto: VC no G1)
Palco de 8 mil m² foi montado ao redor do Teatro Amazonas.

A apresentação desta noite contará a história da celebração do Natal no ano de 1896, no salão nobre do Teatro Amazonas, às vésperas de sua inauguração, onde serão relembradas a história do nascimento de Jesus e a festa final, na qual público e artistas comemoram a data. "O espetáculo será dividido em três atos e contará com 22 telões espalhados pelo entorno do teatro. Este ano contaremos com 90 mil cadeiras distribuídas por todo o largo", afirmou o diretor de elenco, Francisco Mendes, que recentemente atuou no filme de Sérgio Andrade, 'A Floresta de Jonathas'.

'Glorioso!' encerra a programação natalina da cidade de Manaus, na noite do dia 25, a partir das 19h. Após a apresentação, o espetáculo deve ser lançado em DVD.

Veja os temas das últimas edições do evento e a estrutura deste ano:

2010 - 'Natal da Terra da Mãe dos Deuses'
Em 2010 o concerto de Natal recebeu 80 mil pessoas no Largo São Sebastião. Foram ao todo 3 mil artistas, dentre eles 50 atores, quatro corais, duas bandas, 300 bailarinos e 2.500 alunos dos cursos de dança, teatro e música que se apresentaram em palcos que somavam 600 m². O espetáculo retratou o nascimento de Jesus, adicionando itens regionais à histíoria bíblica.

2011 - 'Natal e o Batismo da Fé'
Com um público de 82 mil pessoas, o último concerto de Natal contou com a participação de 4.500 artistas, 30 cantores e cantoras regionais e 200 bailarinos. O público conferiu ainda um espetáculo de luzes, balões, papeis coloridos e um show pirotécnico.

2012 - 'Glorioso!'
A edição de 2012 acontece nesta terça-feira (25), ao lado do Teatro Amazonas. Toda a estrutura de palco e de cenário está montada e pronta para a apresentação.
Com uma megaestrutura, 'Glorioso!' tem o intuito de se equiparar aos grandes festivais natalinos do país, como o coral do HSBC em São Paulo e o Natal das Luzes de Gramado, e de entrar para o calendário nacional dos grandes eventos de fim de ano, segundo organizadores. Para isso não foram poupados investimentos. Cerca de R$ 6,25 milhões foram gastos na produção do espetáculo. Participam do espetáculo 4,5 mil artistas, entre dançarinos, cantores, corais, atores e atrizes, músicos e outros.

Cerca de 2 mil jovens do Cláudio Santoro e do Jovem Cidadão estarão atuando nos palcos (Foto: Tiago Melo/ G1 AM)
Cerca de 2 mil jovens do Cláudio Santoro e do Jovem Cidadão estarão atuando nos palcos.

Veja abaixo o raio-x de 'Glorioso!'

Infraestrutura
Para esta edição do espetáculo, um palco de 8 mil m², o equivalente a dois campos de futebol americano, foi montado ao redor do Teatro Amazonas, além dos 22 telões instalados ao redor do Largo São Sebastião e nas ruas próximas, possibilitando que todos acompanhem o desenrolar do show.

São 3 mil metros lineares em um palco montado com ferro, alumínio, tubos e placas. A estrutura foi construída com vários níveis e recebeu até pintura cênica, tudo dentro do contexto da história que o concerto contará, a do Natal no ano de 1896, em Manaus. Na montagem do palco trabalharam 150 profissionais durante 20 dias.

Ações acontecerão simultaneamente de frente para a Rua José Clemente, na Avenida Eduardo Ribeiro, na Rua 10 de Julho, e no Largo. Vinte e dois telões estarão espalhados pelo lugar para dar melhor visibilidade a todo o público, mas como o palco foi construído em até cinco níveis, mesmo quem estiver mais distante terá uma boa visão do concerto.

Trânsito
O trecho da Avenida Eduardo Ribeiro entre as ruas Saldanha Marinho e 24 de Maio está fechado deste segunda (24) para o trânsito de veículos. Já as demais vias (Rua 10 de julho entre a Ferreira Pena e Getúlio Vargas, José Clemente entre a Joaquim Sarmento e Eduardo Ribeiro, Marçal entre a D. Libânia e Costa Azevedo, Tapajós entre a Monsenhor Coutinho e a 10 de Julho, e a rua Barroso entre a 24 de Maio e a José Clemente), serão fechadas ao meio-dia da terça-feira ( 25).

Acesso
Serão instaladas nove entradas no Largo, todas equipadas com detectores de metais, contadores, ambulâncias e vigilância eletrônica. Nessas áreas, o público também receberá orientações sobre os lugares reservados para cadeirantes no Largo e a localização dos banheiros.

1 – Av. Eduardo Ribeiro com a R. Monsenhor Coutinho
2 – R. 10 de Julho com Ferreira Pena
3 – R. José Clemente com R. Joaquim Sarmento
4 – Av. Eduardo Ribeiro com R. 24 de Maio
5 – R. Barroso com R. 24 de Maio
6 – R. Costa Azevedo com R. 24 de Maio
7 – R. Marçal com R. D. Libânia
8 – R. 10 de Julho com R. D. Libânia
9 – R. Tapajós com Rua Monsenhor Coutinho