Confusão deixa candidatos fora da prova seriada da UEA

12/11/2012 16:05

A UEA recebeu 15.452 inscritos que estão realizando a prova até às 17h desta segunda-feira em 127 escolas de Manaus.

Manaus - Atrasos e desencontros de endereços marcaram o prova do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com ínicio às 13h desta segunda-feira, 12, em Manaus. O sistema avalia estudantes em três provas anuais para classificar os que obtiverem o melhor desempenho. 

Na UEA, localizada na Avenida Djalma Batista, Chapada, zona centro-sul de Manaus, cerca de 30 estudantes confundiram o endereço com o mesmo Centro de Ensino Superior localizado na Avenida Darcy Vargas, no mesmo bairro.

Segundo a fiscal volante da Vunesp, Maria Railda, alunos deixaram para imprimir a ficha de inscrição em cima da data da prova, o que provocou atrasos e desencontros de endereço. “Muitos chegaram aqui sem ao menos olhar o cartão de confirmação e verificar o endereço, e por este motivo muita gente perdeu o prazo de entrada para a prova”, ressaltou.

Na tentativa de uma vaga no curso de engenharia civil, o estudante Victor Torres, 15, não conseguiu chegar antes dos portões serem fechados. “O trânsito estava ruim e eu também estava na Utam achando que a prova seria lá, mas me enganei e não cheguei a tempo”, disse.

Desencontros de informações também causaram tristeza em estudantes que perderam a prova na UEA da Avenida Darcy Vargas. Cerca de 1.300 foram aguardados na universidade para a prova anual que avalia os alunos.

A estudante Amanda Andrade, 17, chorou na porta da UEA e culpou um fiscal de ter perdido a prova no qual concorreria ao primeiro ano para a vaga de medicina, sonho profissional dela. “Eu cheguei cedo e um rapaz me disse que não era aqui o local. Corri para a outra UEA e lá me mandaram voltar e aqui chegando os portões estavam fechados”, lamentou.

De acordo com o presidente da Comissão de Ingresso da UEA, André Dutra, o endereço completo do local da prova estava disponível no site há 37 dias e muitos estudantes deixaram para imprimir o cartão em cima da hora.

Ele explica que estava previsto que esse desencontro de endereços pudesse acontecer por ser o primeiro ano de muitos estudantes. “Alunos devem atentar ao endereço e não deixar para a última hora. Existem diversas situações que podem ocorrer no dia como esta e também congestionamentos”, afirmou.

A funcionária pública Dulcinaria Lopes, 46, prevendo o congestionamento e trânsito, pediu autorização do setor em que trabalha para levar o filho até a UEA às 10h. Dulcinaria, que conseguiu chegar com o filho a tempo, disse estar satisfeita. "Eu sabia que poderia acontecer imprevistos e por este motivo me programei antes para que meu filho não perdesse a prova e graças a Deus deu tudo certo", disse.

Estudantes que perderam a prova estão automaticamente eliminados do SIS e devem aguardar o último ano do ensino médio para tentar o vestibular geral para ingressar na Universidade. A UEA recebeu 15.452 inscritos que estão realizando a prova até às 17h desta segunda-feira em 127 escolas de Manaus.