Coréia do Norte acaba de confirmar que detonou uma bomba atômica subterrânea

12/02/2013 17:31

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

 

Atividade sísmica foi detectada e Coréia do Norte confirma teste nuclear. Seria este um aviso de futuros problemas?

A Coréia do Norte acaba de confirmar que realizou testes nucleares. Cientistas detectaram atividades sísmicas suspeitas e incomuns, indicando que o país poderia ter acionado uma bomba nuclear, de acordo com declaração do departamento de segurança da Organização das Nações Unidas.

Os registros mostraram um abalo com magnitude de 4,9 graus na escala Richter, com epicentro em uma região tradicionalmente conhecida por realizar testes de armas militares, inclusive nucleares. Isso apontou para a ONU que o abalo não foi provocado por falhas geológicas e sim pela ação humana.

De acordo com os registros, essa é a terceira bomba nuclear que a Coréia do Norte testa. Outros testes ocorreram nos anos de 2006 e 2009. Nessas ocasiões, terremotos de 3,9 e 4,5 graus na escala Richter foram respectivamente detectados.

A ONU declarou: “Nossas estações de monitoramento captaram evidências de um evento sísmico incomum na República Popular Democrática da Coréia. Este evento mostra claras características de explosões e sua localização é aproximadamente congruente com o local onde foram realizados testes entre 2006 e 2009. Se confirmado o teste nuclear, isso constitui uma clara ameaça à paz e segurança internacional”.

A agência de notícias Reuters relatou que a bomba que provocou o terremoto artificial na Coréia do Norte seria de 6 ou 7 kilotons, de acordo com declaração do Ministério de Defesa do país.

 

Antigamente, a Coréia do Norte usava plutônio reprocessado para abastecer as armas nucleares, mas em 2010 a Coréia do Norte passou a usar urânio extremamente enriquecido em suas pesquisas.

A Coréia do Norte declarou hoje, 12/02/2013, há poucas horas, que confirma que testou uma bomba nuclear no subterrâneo do país, de acordo com notícias do portal Yonhap News. Trata-se de um dispositivo miniaturizado com maior poder de explosão.

A imagem abaixo do Google Maps mostra uma estrada onde o Serviço Geológico dos EUA indica onde teria sido a explosão. O local é chamado de “Estrada de Testes Nucleares”.

 

 

>>>