Entidades de Manaus buscam padrinhos para crianças carentes

16/12/2012 20:09

 

As instituições precisam de pessoas que ajudem na manutenção dos abrigos em 2013

[ i ] No Lar Batista Janell Doyle 22 crianças e adolescentes de zero a 13 anos. em situação de abandono, contam com a solidariedade da população

A nove dias do Natal, o Portal D24AM mapeou entidades que atendem crianças com alguma vulnerabilidade, em Manaus. Ao serem questionadas sobre suas principais necessidades, a resposta foi unânime: padrinhos que assumam compromissos para todo o ano de 2013.

Como é o caso do Lar Batista Janell Doyle, que funciona há 16 anos sob doações e já abrigou mais de 3 mil crianças. “Para esse Natal, o maior presente que estamos buscando é um padrinho financeiro, que invista na vida de alguma criança no ano de 2013”, disse a diretora do abrigo, Magaly Araújo.

Atualmente, moram no abrigo 22 crianças, de zero a 13 anos, que viviam em situação de risco. A entidade também dá assistência a mais 600 meninos e meninas da comunidade que estão inseridos no programa Sócio-Familiar. “Nossas crianças tiveram seus direitos violados, sofreram maus-tratos ou abandono. Elas foram encaminhadas pela Justiça para o abrigo”, disse.

Além de padrinhos, o abrigo está precisando de 300 cestas básicas para dividir com as famílias cadastradas no programa Sócio-Familiar. “Até agora temos 50”, disse.

Coração do Pai

Outra entidade voltada para crianças que foram vítimas de negligência, abandono, maus-tratos e abuso é o Coração do Pai, localizado no Japiim, zona sul de Manaus. Atualmente, o abrigo atende 13 crianças, de zero a 3 anos, mas já atendeu 25 em apenas oito meses de existência. “O Coração do Pai foi criado inicialmente para atender crianças indígenas. Mas hoje em dia, recebemos as demais que estão em situação vulnerável”, disse a gerente operacional, Vânia Hall.

Segundo ela, este mês a entidade teve que dispensar 15 crianças por falta de funcionários e espaço na casa. “Estamos só com sete funcionários e não temos como receber mais crianças, porque queremos oferecer um tratamento de qualidade”, afirmou.

Como atende crianças pequenas, o abrigo constantemente precisa de fraldas e leite. “As fraldas necessárias são a Extra G (XG) e o leite Nan e Nestogeno 1. Também precisamos de alimentos perecíveis como carne, frango e frutas”, disse. Quem quiser doar brinquedo neste Natal tem que ser de acordo com a idade da criança. 
Moacyr Alves

Na unidade de acolhimento institucional Moacyr Alves, localizada na Rua Professora Lea Alencar, bairro Alvorada 1, zona centro-oeste, que abriga 56 crianças que apresentam alguma deficiência e foram abandonadas por suas famílias, também precisa de doações. “A gente sobrevive mesmo é de doações.

Precisamos tudo que é necessário para uma casa funcionar”, disse a coordenadora de eventos Corina Amaral.
Para essa Natal, a coordenadora pede alimentos da ceia natalina, além de roupas e brinquedos.

“Para montar a nossa ceia estamos precisando de alguns itens, como o peru”. Mas, segundo ela, toda ajuda é bem-vinda. “O que não serve para você, pode servir para a nossa instituição. As pessoas podem doar brinquedos e roupas usadas, porque fazemos uma reciclagem para utilizá-las ou vendê-las no nosso brechó”, explicou.

Monte Salém

A coordenadora do Abrigo Infantil Monte Salém, localizado na Rua Maracanã, Tarumã, zona centro-oeste da capital, Érica Souza Mendes, não fala nem em brinquedo para as 14 crianças do abrigo e sim em alimentos perecíveis. “Queremos doações de carne, frango, alimentos perecíveis mesmo”, afirmou.

Casa Vhida

A Casa Vhida, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, onde funciona a associação de apoio à criança com HIV, faz o acompanhamento de 868 crianças soropositivas que recebem consultas médicas, psicológicas, odontológicas rotineiramente. “Destas 868 crianças, 19 estão no regime de creches. As demais não. Nenhuma delas mora aqui”, explicou a coordenadora de projetos Darla Gondim.

Segundo Darla, a despesa da instituição é muito alta, só para manter o corpo técnico a instituição gasta em média R$ 40 mil por mês, fora a alimentação. Uma das principais necessidades da Casa Vhida é o leite. “Das 868 crianças, 620 são bebês, de zero a 3 anos, filhos de mães soropositivas que não podem amamentar. Por isso, o leite é muito essencial”, disse.

Instituto Alguem atende crianças com câncer

O Instituto Alguem, que funciona há pouco mais de um ano, já ajudou 32 crianças, que buscam atendimento contra o câncer fora do Estado, também precisa de padrinhos.

O instituto foi criado depois que Marcos e Carolina Varella juntamente com o casal Soraya e Paulo Wallace vivenciaram o drama de ter que sair de Manaus para tratar das suas respectivas filhas, Ana Luiza, 7 anos, e Giulia, de 1 ano e nove meses, que foram diagnosticadas com câncer. Elas não resistiram ao tratamento, mas a dor dos pais foi transformada em altruísmo. “Auxiliar outras criançasnos ajudou a superar a perda”, contou Marcos.

O instituto dá todo o suporte necessário para que a criança inicie o quanto antes o tratamento da doença.

Contatos
Lar Batista Janell Doyle

(92) 9124-8949/9997-0392.

Coração do Pai

(92) 9173-8815/3342-6092.

Moacyr Alves

(92) 8415-7022/9270-0936.

Monte Salém

(92) 3653-3331.

Casa Vhida

(092) 3656-1250.