Foi horrivel o incêndio que destruiu mas de 150 casas no bairro São Jorge Zona Oeste de Manaus

27/11/2012 15:21

Maís ou menos 150 casas de madeira pegaram fogo no bairro São Jorge.
Fumaça do incêndio era possível ser vista de pontos distantes da capital

 

 

 
 
Fogo destrói casas de madeira na Zona Sul de Manaus  (Foto: Oyama Filho/Rede Amazônica)
Fogo destrói casas de madeira na Zona Sul de Manaus (Foto: Oyama Filho/Rede Amazônica)

O Corpo de Bombeiros tenta apagar a quatro horas o incêndio que destrói aproximadamente 50 casas de madeiras na manhã desta terça (27). O caso acontece na Rua Artur Bernardes, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus e, pelos cálculos das autoridades, aproximadamente 3 mil pessoas vivem na região atingida.

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam que dez pessoas foram atendidas pelas equipes de socorro, todas com ferimentos leves.

Incêndio de grandes proporções atingiu casas na manhã desta terça-feira, em Manaus (Foto: AVG/Rede Amazônica)
Incêndio de grandes proporções atingiu casas na manhã desta terça-feira, em Manaus (Foto: AVG/Rede Amazônica)
 

De acordo com o setor de comunicação dos Bombeiros, dez viaturas da corporação já foram enviadas para tentar controlar as chamas. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) informou, via rede social, para os condutores evitarem as ruas próximas ao local, como a Avenida Constantino Nery, a qual já registra fluxo intenso de veículos.

Equipes da Polícia Militar e da Defesa Civil estão na Rua Artur Bernardes para tentar controlar o tumulto formado na área. Enquanto esperam pelo fim do incêndio, moradores das casas tentam salvar o que sobrou dos destroços. Segundo informações do coronel da Defesa Civil, Ari Renato, os desabrigados serão encaminhados Ginásio Ninimberg Guerra, localizado também no bairro São Jorge.

Elisa Silva teve a casa atingida pelo incêndio no bairro São Jorge, em Manaus (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)
 (Foto: Ana Graziela Maia)

Moradora da região há um ano, Elisa Silva, de 27 anos, afirmou que o fogo se alastrou rapidamente, o que não permitiu nada além de salvar os quatro filhos e dois sobrinhos que estavam na casa dela. "Não sei de onde veio todo esse fogo. Consegui retirar uns objetos pequenos, meu filho de 15 anos também conseguiu salvar algumas coisas, mas o resto foi perdido". Ela agora espera, ao lado das crianças, na Avenida São Jorge, o fim do incêndio para saber se consegue recuperar algo da antiga residência.

Incêndio continua duas horas após início em Manaus (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)
Incêndio continua duas horas após início em Manaus (Foto: Ana Graziela Maia)

A fumaça do incêndio é possível ser vista de pontos distantes da capital, como do Centro de Manaus e de bairros da Zona Centro-Sul da cidade.

Fumaça de incêndio é possível de ser vista de diversos pontos de Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
As centenas de vítimas do incêndio que atingiu casas de madeira na comunidade Arthur Bernardes no São Jorge, na manhã desta terça-feira (27), em Manaus, estão sendo levadas para o Ginásio Ninimbergue Guerra, o Bergão. Apesar de ainda não haver números oficiais sobre a quantidade de atingidos, todos estão sendo cadastrados no Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus (Prosamim). As informações são do coordenador da Defesa Civil, Ari Renato. 

O Corpo de Bombeiros enfrenta problemas para controlar o incêndio, principalmente por causa dos botijões de gás e das condições de casas. Cerca de 50 residências foram destruídas pelo fogo.

"As condições do terreno são o principal entrave para os bombeiros. Tem muito lixo e madeira acumulados", explicou o Major Borges, dos bombeiros, citando que são necessárias até seis mangueiras para a água chegar ao fogo.

Após três horas de duração, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o incêndio na Rua Artur Bernardes, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. O incêndio teve início às 9h desta terça (27) e, segundo informações das autoridades, as casas de, pelo menos, 300 famílias estão desabrigadas.

Para o controle do incêndio, o Corpo de Bombeiros contou com a ajuda da Infraero. Além disso, também participaram da operação a Petrobras, Defesa Civil Estadual e Municipal, Amazonas Energia, Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e Guarda Municipal. Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam que dez pessoas foram atendidas pelas equipes de socorro, todas com ferimentos leves.

 

Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, escolas da região foram evacuadas pelo risco apresentado pelo fogo, além de considerar que a ação  foi satisfatória, pois nenhuma pessoa saiu ferida.

Sobre a demora no controle das chamas, ele considerou dois fatores significativos. "Foi complicado devido à dificuldade de acesso, por serem locais muito estreitos, além da facilidade de propagação do fogo, pois, aqui, há muito material inflamável", disse, concluindo que considera a estrutura do órgão boa para esse tipo de desastre.

Famílias desabrigadas estão na Avenida São Jorge, Zona Oeste de Manaus (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)
Famílias desabrigadas estão na Avenida São Jorge, Zona Oeste de Manaus.

Moradores das casas atingidas pelo incêndio tiveram que utilizar o igarapé do São Jorge para conseguir salvar o que resto dos objetos pessoais e equipamentos eletrônicos. Os desabrigados estão sendo encaminhados ao Ginásio Ninimberg Guerra, localizado também no bairro São Jorge.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) precisou alterar o tráfego de veículos na Avenida Constantino Nery e Rua João Valério. Somente após o controle do incêndio, o trânsito na região voltou a ser normalizado.

Incêndio de grandes proporções atingiu casas na manhã desta terça-feira, em Manaus (Foto: AVG/Rede Amazônica)
Incêndio de grandes proporções atingiu casas na manhã desta terça-feira, em Manaus