Governo recua e mantém salários de médicos federais

12/06/2012 17:54

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

A MP que previa a redução será corrigida durante sua tramitação, impedindo que os médicos sejam prejudicados

 
 
Médicos vão entrar com recurso para continuar com greve

Médicos vãoameaçaram fazer greve novamente em Manaus.

Após indicativos de greve e protestos da categoria médica federal em 14 estados brasileiros por conta da redução salarial de aproximadamente 50% prevista na Medida Provisória 568 que tramita no Congresso Nacional, o governo decidiu voltar atrás. Conforme a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ocorreu um erro na edição da medida, o qual será corrigido, mantendo os salários como estão atualmente.

A correção ocorrerá durante a tramitação na Câmara e no Senado, garantiu a ministra. A MP trata do reajuste para funcionários federais de diversos setores e, no caso dos médicos federais, o que era pago por jornadas de 20 horas semanais passaria para 40.

O senador pelo Amazonas Eduardo Braga (PMDB), relator da MP, informou que irá inserir no seu parecer uma tabela salarial específica para a categoria, pondo fim no mal entendido e desvinculando os médicos da tabela da Previdência, Saúde e Trabalho (PST).

O senador frisou, ainda, que aos profissionais médicos terão a chance de terem dois contratos simultâneos de 20 horas, preservando a Lei 9.436 de 1997, a qual torna possível a estes profissionais a dupla jornada, benefício estendido integralmente a aposentadorias e pensões.