Índios invadem sede da Funai em Manaus

25/04/2012 21:23

Manifestantes pedem a exoneração do coordenador regional da Funai.
Cerca de 40 índios ocupam a sede do órgão desde o começo da tarde.

 

Por Marivaldo Silva

 
Grupos indígenas ocupam o local desde o começo da tarde (Foto: Marcos Dantas/G1)
Grupos indígenas ocupam o local desde o começo da tarde

Indígenas de diversas etnias ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na Avenida Maceió, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, na tarde desta quarta-feira (25). Os manifestantes exigem a saída do coordenador regional do órgão, Luiz Fernando Caldas. Eles acusam Caldas de discriminar funcionários, além de assédio moral.

De acordo com o índio da aldeia Tauari, Antônio Batista Mota, cerca de 40 indígenas ocupam o local. Eles aguardam ainda a chegada de pelo menos outros 300 indigenistas. "Queremos a exoneração do coordenador e só sairemos daqui quando isso acontecer", disse.

Presente na invasão, Luiz Fernando Caldas rebateu as acusações. De acordo com ele, os manifestantes estão revoltados porque a atual administração, segundo ele, não fornece certos privilégios. "Na administração passada, alguns servidores eram obrigados a fornecer gasolina para carros particulares. Essa nova administração acabou com isso e por isso eles ficaram revoltados", disse.

A Polícia Federal está no local. De acordo com o superintendente da PF, delegado Sérgio Fontes, as equipes tentam negociação com os manifestantes na tentativa de desocupar o local. "Eles vão sair, a gente vai tentar negociar. Eles vão sair por bem ou por mal", disse Fontes.

Na semana passada, índios e servidores da Funai fizeram uma manifestação na sede do órgão. Eles também protestavam contra a permanência de Caldas no cargo. O movimento foi coordenado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindisep).