Infraero divulga edital para obras de expansão do aeroporto de Manaus

12/11/2012 09:36

Por Marivaldo Silva//Folhaamazonica.com Manaus -AM

 

Licitação é para obras de ampliação do terminal de passageiros 2.
Trabalhos também contemplam a ampliação do estacionamento.

 

 

 
Comente agora
Viagem de ministro faz parte de uma série de inspeções nos aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
A obra do aeroporto de Manaus teve início em novembro de 2011 (Foto: Marcos Dantas/ Fonte G1 AM)

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o edital de licitação para contratação de empresa para elaboração do projeto executivo e execução das obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros 2 e estacionamento do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus.

A abertura da licitação está agendada para o dia 3 de dezembro. O edital poderá ser retirado mediante pagamento de R$ 879,15 ou ainda gratuitamente no site da Infraero. O processo será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na modalidade presencial.

Os trabalhos contemplam a ampliação do estacionamento de veículos, a climatização do saguão de embarque e desembarque, adequações às normas de acessibilidade, construção da praça de alimentação, dentre outros. Com os serviços, a nova área do terminal 2 será ampliada em 90%, passando dos atuais 3.658 m² para 6.959 m². No estacionamento, o aumento será de 43%.

 

Obras Copa
A ampliação do Eduardo Gomes está orçada em R$ 315.980.760,32, com previsão de término para dezembro de 2013. Segundo a Infraero, até o momento foram executados 35% do total das obras em Manaus, com previsão de chegar a 51% ainda em dezembro de 2012. A área de ampliação é de quase 58 mil m², e após as obras, o terminal deverá ter uma área total de mais de 97 mil m².

A obra, que teve início em novembro de 2011, vai ampliar as áreas de embarque, desembarque e check-in. A atual área de passageiros, de 43 mil m², passará a ser de 97 mil m².

Segundo o projeto, a capacidade do aeroporto também vai ser ampliada, passando de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros anuais. O término dos serviços está previsto para dezembro de 2013. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

  •  

Maquete mostra como deverá ficar aeroporto quando pronto (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)

Maquete mostra como deverá ficar aeroporto quando pronto (Foto: Marcos Dantas/Fonte G1 AM)

Ministro faz avaliação positiva
Durante visita a Manaus em outubro, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, avaliou como ótimo o andamento das obras no Aeroporto da capital. "Manaus não precisa ter nenhuma dúvida de que o aeroporto vai ficar pronto a tempo da Copa do Mundo. Talvez este seja um dos aeroportos mais bonitos do Brasil e irá trazer bastante alegria para a população”, declarou.

O ministro também elogiou o projeto de ampliação do aeroporto e classificou a capital como um exemplo para as outras cidades-sede. "Manaus está dando exemplo de competência e dedicação na construção do aeroporto. A cidade vai ser um exemplo, reformando seu aeroporto a tempo para a Copa e atingido um ótimo resultado, pois o projeto que duplica a capacidade do terminal é muito bom. As condições de atendimento aos passageiros deverá melhorar, vai haver mais escadas rolantes, elevadores, e o estacionamento será aumentado”, explicou.

A viagem faz parte de uma série de inspeções nos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo 2014.