Infraero diz que período de chuva não afetará obras no aeroporto de Manaus

16/11/2012 18:20

Obras iniciaram há um ano e a previsão é de que seja concluída em 2013.
Previsão é de que a ampliação chegue aos 51% até dezembro.

 

Por Marivaldo Silva /Folhaamzonica.com

 
Comente agora
Estacionamento e início do saguão estão sendo reformados (Foto: Girlene Medeiros / Do G1 AM)
Estacionamento e início do saguão estão sendo reformados .

Manaus – O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes completou um ano de reforma e ampliação nesta sexta-feira (16) e soma aproximadamente 39% de toda a obra.

Com a execução das obras, a capacidade operacional do complexo aeroportuário será duplicada. O terminal de passageiros I terá a área ampliada de 43 mil m² para 97.258,55 m², o que elevará a capacidade de passageiros.

A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2013, com investimento de R$ 315,9 milhões.

Em entrevista coletiva, os membros da superintendência do local e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) destacaram o avanço de 15 frentes de serviço em andamento como saguão, viaduto, estacionamento, cobertura e ampliação dos lados leste e oeste.

Mesmo com o aumento de toda a área do aeroporto, a equipe técnica não vê necessidade da ampliação da pista de pouso e decolagem.

Segundo Rubem Lima, superintendente regional da Infraero, as obras estão obedecendo ao cronograma estipulado. “Até dezembro, fecharemos 51% do total das obras. Hoje, estamos com 38,8%”, disse.

As dificuldades com o período chuvoso também foi lembrada por Lima que ressaltou a importância da equipe ter trabalhado primeiramente o pré-moldado e a cobertura. “Vamos ter a cobertura completa no final de dezembro e passaremos a trabalhar no período do inverno na parte debaixo”, disse.

O superintendente do aeroporto, Aldecir Lima, ressaltou a capacidade do número de passageiros que o local abrigará após o término das obras.

Segundo ele, atualmente, 6,4 milhões de pessoas passam pelo local e, com a reforma, o número subirá para 13,5 milhões de passageiros por ano.

O responsável pela superintendência do aeroporto destacou que, entre os meses de março e maio do próximo ano, estão previstas mudanças que influenciarão no embarque e desembarque de passageiros, que se dará nas novas áreas das laterais.

Parte administrativa será instalada neste local (Foto: Girlene Medeiros / Do G1 AM)
Parte administrativa será instalada neste local
 
A obra tem prazo de conclusão para dezembro de 2013. A capacidade do novo aeroporto será duplicada de 6,4 milhões para 13,5 milhões de passageiros. O estacionamento terá uma área de mais de 192 mil metros quadrados com 2.670 vagas.

Serão 87 balcões de check-in, 16 elevadores sociais, seis elevadores de serviço, 13 escadas rolantes e oito pontes de embarque. O número de balcões de atendimento e de lojas no saguão também vai aumentar. A nova estrutura terá ainda uma praça de alimentação no piso superior. O investimento total da obra é de R$ 315,98 milhões.