Meningite no Amazonas está sob controle, afirma Susam

26/04/2012 21:55

Até o momento, foram registrados 37 casos da doença no Estado.
'Não estamos vivendo um surto ou epidemia', diz diretor da FVS.

 

Por Marivaldo Silva

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) afirmou, nesta quinta-feira (26), que os casos de meningite registrados em 2012 estão dentro do número esperado. Desde o mês de janeiro, foram registrados 37 casos em todo o Estado, seis casos a menos que o mesmo período em 2011, quando foram registrados 43 casos da doença.

De acordo com o diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, a tendência é de que o número de casos aumente nesta época do ano, porém, até agora o número registrado está sob controle. "A população não precisa ficar preocupada, não estamos vivendo um surto ou epidemia", disse.

A meningite é causada por bactérias, vírus, parasitas ou fungos. Entre as meningites bacterianas, a causada pelo Meningococo é a que desperta maior preocupação, pois a transmissão se dá de pessoa para pessoa, ou seja, é doença contagiosa.

Além disso, essa forma da doença aumenta o risco de evolução para a forma grave, principalmente em crianças menores de 5 anos, que são o principal alvo. A doença também pode ocorrer em adultos.

Segundo a Susam, os principais sintomas da meningite meningocócica são febre alta repentina, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele.

Ainda de acordo com a Secretaria, o tratamento da meningite é feito com uso de antibióticos, que tem o efeito potencializado se a doença for detectada de maneira precoce. Para prevenir qualquer forma de meningite é recomendável evitar aglomerações e manter a casa arejada e limpa.

A forma mais eficaz de prevenção da doença meningocócica, a vacinação infantil, está disponível no calendário básico de vacinação da criança, para menores de 1 ano.