Moradores da Zona Oeste interditam Avenida em Manaus

25/04/2012 21:08

Eles cobram a inclusão das famílias em programa social.
Moradores querem ainda o recebimento do cartão SOS Enchentes.

 

Por Marivaldo Silva

 
Moradores interditaram trânsito no São Jorge (Foto: Arthemisa Gadelha/TV Amazonas)
Moradores interditaram trânsito no São Jorge (Foto: Arthemisa Gadelha/TV Amazonas)

Moradores da comunidade Arthur Bernardes, no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus, interditaram a Avenida São Jorge na manhã desta quarta-feira (25). A área fica nas proximidades do igarapé do Mindu que transborda com as chuvas na capital. Eles utilizaram colchões, pneus e eletrodomésticos para impedir a passagem de carros no sentido bairro/centro.

De acordo com o presidente da comunidade, Leonardo Farias, as famílias protestam contra obras não iniciadas na margem do Igarapé dos Franceses, previstas para terem iniciado em dezembro de 2011. Eles querem ainda informações sobre a inclusão das famílias no Parque Residencial Manaus (Prosamim) e o recebimento do cartão "SOS Enchentes" para afetados pela cheia.

Eles utilizaram, colchões, pneus e eletrodomésticos para impedir a passagem de veículos (Foto: Arthemisa Gadelha/TV Amazonas)
Eles utilizaram, colchões, pneus e eletrodomésticos para impedir a passagem de veículos (Foto: Arthemisa Gadelha/TV Amazonas)





"Estamos indignados com a morosidade em trazer os benefícios que devem ser feitos durante a cheia. Já foi feito um levantamento socioeconômico nas proximidades do bairro São Geraldo, mas ainda não chegou até aqui [comunidade Arthur Bernardes]. A Defesa Civil já iniciou a construção de pontes, mas ainda temos casas alagadas", disse.

Moradores querem inclusão em programa social (Foto: Rádio Amazonas FM)
Moradores querem inclusão em programa social
(Foto: Rádio Amazonas FM)

Cerca de 200 pessoas participam da manifestação. Por volta das 10h, os moradores concordaram em liberar apenas uma faixa da via. Eles aguardam a presença de representantes do Governo do Estado e de equipes da Secretaria de Estado e Infraestrutura (Seinfra) para o cadastro das famílias no Prosamim, caso contrário ameaçam interditar a Avenida Constantino Nery, ainda nesta tarde.

A Polícia Militar está no local e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) precisaram fazer dois desvios para não congestionar o trânsito na área.