Nível do rio Negro atinge 28,96m e ultrapassa cota de segurança, no AM

25/04/2012 21:31

Nível do rio Negro atingiu 28,96m na manhã desta quarta-feira (25).
Inmet prevê aumento do volume das águas nos rios da região.

 

Por Marivaldo Silva

 
Nível da cheia de 2009 também se transformou em atração turística no Porto de Manaus (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Rio Negro atingiu 29,77m na cheia histórica de 2009 (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

O nível do rio Negro mediu 28,96m, nesta quarta-feira (25), e ultrapassou em dois centímetros a cota de segurança prevista pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que é de 28,94m. O nível está a 81 centímetros de atingir a cheia histórica de 2009, a maior cheia dos últimos cem anos, quando a cota chegou a 29,77m.

De acordo com o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, o rio Negro subiu seis centímetros de terça para quarta-feira. O número é considerado alto, já que o órgão registrava aumento de três ou quatro centímetros diários no ano da cheia histórica. "Esse crescimento já é considerado acima do normal. Nós temos chuvas acima da média e tudo isso está influenciando a calha do rio Negro e o represamento do rio Solimões", disse.

Não se sabe se vai superar o nível da cheia de 2009, mas vai bater os 29 metros"
Marco Antônio Oliveira

Segundo o superintendente do órgão, a previsão sobre a ultrapassagem da cheia deste ano em relação a de 2009 ainda não pode ser completamente realizada. Marco Antônio justifica a afirmação ao explicar que as bacias hidrográficas no Estado estão em processo de vazante. "O Purus, Madeira, Juruá e todos os rios da margem direita do rio Amazonas estão em processo de vazante. Toda calha central está tendo as reações, mas o nível do rio Amazonas está estável", acrescentou.

Em 25 de abril de 2009, a cota do rio Negro mediu 28,55m, o que representa 41 centímetros a menos que o registrado na mesma data este ano. A CPRM acredita que o nível ultrapasse 29 metros. "Nós fizemos uma previsão de cheia no fim de março e, se continuar assim, as águas podem ficar entre 29,06m e 29,96m, mas tudo isso vai depender da previsão de chuvas. É difícil falar se vai superar o nível da cheia histórica, mas vai bater os 29 metros", afirmou Oliveira.

Mesmo com a cautela do CPRM, a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Amazonas, Lúcia Goulart, explicou ao G1 que a descida do nível das calhas de outras regiões do Amazonas não significa que o nível do rio Negro também diminuirá. "Toda a precipitação que atingiu a calha do rio Solimões, nas proximidades da cordilheira dos Andes, e a calha do rio Negro, na Colômbia, está migrando agora para as partes mais baixas do Estado onde está situada Manaus. Então, há sim influência", acrescentou.

Ainda segundo a meteorologista, cidades próximas a Manaus estão com chuvas acima da média e esse também é um dos pontos que influencia a subida do rio Negro. "Quinze municípios estão com precipitação acima da média, principalmente as cidades da Região Metropolitana de Manaus. O mês de abril já é caracterizado por ser um mês que chove muito. Estamos tendo poucas chuvas, mas são fortes. Até mesmo o término do fenômeno La Niña ocasiona muitas chuvas em toda região Norte e tudo isso está ligado", adicionou.

Apoio da Defesa Civil
De acordo com a Secretaria de Comunicação de Manaus (Semcom), a Defesa Civil da capital iniciou o reforço a moradias que podem desabar. Os técnicos do órgão estão construindo pontes para viabilizar o trânsito dos moradores nos locais alagados da capital. Ainda segundo a Semcom, o Governo do Estado deve iniciar a distribuição do cartão "SOS Cheia" nos próximos dias e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, avalia a situação.