No AM, mais de 120 pessoas burlaram interdição da Praia da Ponta Negra

30/01/2013 21:52

Segundo Implurb, maior incidência de registros acontece durante a manhã.
Ao todo, 12 pessoas morreram no local em menos de seis meses.

 

Marivaldo Silva / folhaamazonica.com

 
Comente agora
Movimento na praia foi tranquilo na manhã do primeiro dia do ano. Durante madrugada, dez pessoas tentaram invadir local. (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Praia da Ponta Negra está interditada desde o dia 21 de novembro de 2012 (Foto: Camila Henriques)

A Praia da Ponta Negra continua recebendo banhistas mesmo com a interdição. Desde que foi anunciado o isolamento da área pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), no dia 21 de novembro de 2012, mais de 120 pessoas burlaram a linha de contenção e foram retiradas das águas da praia pela Comissão de Gerenciamento e Fiscalização do Parque Cultural Esporte e Lazer Ponta Negra, segundo a assessoria do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).

De acordo com o órgão, a maior incidência dos registros acontece de manhã, mas já houve casos durante a madrugada, como as dez pessoas que foram retiradas da praia no Réveillon. A abordagem é feita por um fiscal da comissão, com apoio da Polícia Militar, que atuam na praia 24 horas se revezando em turnos com a Guarda Municipal.

 

O balneário foi interditado porque no ano passado 12 pessoas morreram afogadas no local, que compreende um trecho de cerca de 300 metros de extensão. A estatística poderia subir para 13, mas não há confirmação de que um corpo encontrado nas águas da praia perene no dia 16 de novembro seja decorrente de afogamento no local.

A data de reabertura do balneário ainda não foi definida, mas o secretário do Implurb, o vice-prefeito Hissa Abrahão, anunciou em encontro realizado na sede do MPE, no dia 15 de janeiro deste ano, que pretende proibir a venda de bebidas alcoólicas no local e definir um horário de funcionamento de 5h às 17h.

Ambulantes
Outro problema recorrente enfrentado pela comissão, segundo o Implurb, é a invasão de ambulantes não cadastrados para operar na Ponta Negra, em geral vendedores de bebidas alcoólicas, de queijo assado e salgadinhos. No calçadão só é permitida a presença de pessoas devidamente licenciadas pelo órgão, responsável pela administração do local. Ao todo, são 12 quiosques em operação e 12 ambulantes com licença. No momento, os licenciamentos estão suspensos.