No AM, recadastro de portadores de necessidades no 'Passa Fácil' é adiado

18/04/2012 08:47

Cartões atuais serão válidos até 15 de novembro de 2012.
Candidatos adevem apresentar formulário de Concessão disponível na web.

 

por Marivaldo Silva

 
Cartões atuais serão válidos até 15 de novembro de 2012. (Foto: Marinho Ramos/Semcom)
Cartões atuais serão válidos até 15 de novembro
de 2012. (Foto: Marinho Ramos/Semcom)

O recadastramento de pessoas com necessidades especiais no cartão de gratuidade "Passa Fácil", no transporte público, foi adiado para o dia 2 de maio. A renovação começou no dia 16, mas  problemas técnicos dificultaram o cadastro.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte Urbano(SMTU), o recadastramento segue até o dia 14 de setembro. Quem não solicitar a renovação terá o cartão suspenso. A renovação do cartão de gratuidade é uma forma de atualizar dados e evitar fraudes na obtenção do benefício.

De acordo com o artigo 261 da Lei Orgânica, regulamentada pelo decreto Municipal 1.128/2011, o serviço é oferecido a pessoas portadoras de necessidades especiais de natureza física, auditiva, mental e visual, portadores de HIV, insuficiência renal, em tratamento de câncer, hipertensão maligna, doenças crônicas do coração.

Cadastro
Os candidatos ao Passa Fácil devem apresentar o formulário de Concessão disponível na internet no site www.manaus.am.gov.br. Segundo a SMTU, o documento deverá estar assinado com o parecer de médico especialista do Sistema Único de Saúde (SUS), constando número do CRM, tipo de patologia e CID. Também será feita uma avaliação socioeconômica nos casos em que a Lei exigir. 

Os cartões atuais serão válidos até 15 de novembro de 2012 e que é importante seguir o cronograma de atendimento. Cada instituição terá em média dois dias para recadastrar os portadores de necessidades especiais. Pessoas que não estão ligadas a nenhuma instituição irão fazer o recadastramento do dia 1 de agosto ao dia 14 de setembro.