No período da cheia, governo do Estado assegura repasse de merenda escolar

24/05/2012 12:08

Por Marivaldo Silva

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outros órgãos estaduais de apoio ao setor primário reuniram 220 produtores rurais fornecedores, do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), no início desta semana, para assegurar a logística necessária para manutenção do abastecimento de mais de 500 escolas públicas da rede estadual.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Amazonas, Valdelino Cavalcanti, que também participou da reunião, em razão da previsão de cheia recorde este ano, os produtores que fornecem para o Preme anteciparam a colheita das safras nas áreas de várzea, garantindo o abastecimento no primeiro quadrimestre do ano.

“Agora estamos viabilizando o comércio e o fornecimento da produção da terra firme e vamos começar a pensar no plantio na várzea para quando o rio começar a baixar”, explicou Valdelino Cavalcante. Ele adiantou que, nesta semana, o Governo do Estado já repassou R$ 5,6 milhões em pagamento aos fornecedores do Preme.

No encontro com os produtores rurais, o secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, destacou o empenho dos órgãos gestores e de todas as cooperativas e produtores rurais regionais cadastrados junto ao Estado, que estão, conjuntamente, fazendo do programa de merenda escolar do Amazonas, um dos mais eficazes e diferenciados do país.

A reunião com os produtores rurais ocorreu no Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro de Educandos (Zona Sul). Referência nacional, o Preme atende aproximadamente 700 escolas públicas no Amazonas – dentre municipais e estaduais –, conta com 48 itens perecíveis e beneficia, atualmente, 11.654 produtores rurais e 54 cooperativas agrícolas. Implantado pelo Governo do Amazonas, o programa atende, diariamente, 616.500 estudantes.