Nova confusão no concurso da Semsa e indefinição com lista do Ensino Médio

19/06/2012 12:30

A desorganização e o calor no local foram os principais alvos das reclamações dos candidatos de nível superior aprovados no concurso público da Semsa.

 

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

Os mais de três mil candidatos estão sendo atendidos em meio ao horário de recreação da escola Barão do Rio Branco.

Manaus - Os candidatos de nível Superior aprovados nas provas objetivas do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) chegaram a esperar pelo menos quatro horas e meia para conseguir entregar os títulos na tarde desta segunda-feira (18), na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no Centro de Manaus.

O certame foi considerado um dos mais desorganizados dos últimos tempos por quem participou. A divulgação do resultado das provas para o Ensino Médio ainda segue sem definição. 

No total, foram cerca de 3 mil candidatos aprovados nesta fase que precisaram ir ao único posto destinado a coleta dos documentos que comprovam a graduação e a especialização dos classificados.

Esta fase do certame começou na segunda e segue até terça-feira (19) de 9h as 12h e de 13h30 às 17h, para os candidatos de nível Superior. A desorganização e o calor no local foram os principais alvos das reclamações dos candidatos.

Com senhas para atendimento escritas manualmente, auditório sem ar-condicionado e espaço pequeno para comportar todos os aprovados, o atendimento acabou sendo ainda mais demorado.

O dentista Emiliano Galabre chegou às 11h no local e até às 15h20 ainda não tinha sido atendido. Para ele, a desorganização põe em questão a credibilidade do concurso.

"Cheguei cedo aqui e estou esperando até agora. Não tem condições de ficar lá dentro, está um calor infernal. Pior que aqui fora tem crianças lanchando, ou seja, isso está acontecendo em horário de aula normal. Lá fora não tem agentes de trânsito para auxiliar e a rua é estreita. Está muito desorganizado”, afirmou.

Às 15h20, 703 senhas já tinham sido distribuídas e, após 20 minutos, o atendimento ainda estava na senha 388. Quem chegou no período vespertino, como o enfermeiro Enéas Reategui, estava ciente de que deixaria o local um pouco tarde. “Cheguei aqui 14h e peguei a senha nº 512, tem mais de cem pessoas na minha frente. Pelo visto vou sair daqui mais de 18h, até porque tem apenas quatro pessoas para fazer o atendimento. Faltou organização. Não tem condições de ficar lá dentro, vou esperar aqui fora mesmo”, disse o enfermeiro.

Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Administração (Semad), José Assunção, o órgão ficou ciente das dificuldades enfrentadas no primeiro dia de entrega e vai solicitar providências da empresa organizadora do concurso.

“Soubemos dessas dificuldades por volta das 16h e a empresa Cetro Concursos será notificada para tentar explicar o motivo pelo qual ela colocou o atendimento para acontecer em um local tão pequeno. Na terça, a entrega ainda será lá para não haver desencontros”, afirmou Assunção.

Quando do lançamento do edital, os candidatos deveriam entregar os títulos no próprio local de prova. No entanto, foi lançado, posteriormente, um edital de retificação, informando que as provas de título seriam marcadas posteriormente.

A lista com o nome dos candidatos classificados para a segunda fase do concurso público da Semsa foi publicada na edição de quinta-feira, dia 14, do Diário Oficial do Município (DOM). A Semad informa que mesmo os candidatos que possuam apenas o curso de graduação também compareçam para apresentar os diplomas. 

Provas de nível Médio ainda indefinidas

O secretário municipal de Administração, José Assunção, informou que somente nesta quarta-feira (20) terá uma definição a respeito das provas do ensino Médio, que ainda não tiveram os resultados divulgados. No total, foram mais de 25 mil candidatos disputando 200 vagas de nível Médio no concurso da Semsa.

As provas de nível Médio foram as que registraram mais problemas. No dia 27 de maio, quando as provas foram realizadas, 11 salas da Fametro não puderam realizar o certame, por conta de problemas detectados no local da prova. As provas dessas 11 salas só foram realizadas uma semana depois.