O verdadeiro significado do Natal

25/12/2012 11:20

Profetizado por Isaías e Acaz (Isaías 7:10-14), sua concepção é nascimento miraculosos não são fatos sem importância - é o cerne da história de Jesus - pois o nascimento virginal (seria mais correto falar em "conceição virginal"; a palavra “conceptione” evoluiu oralmente para conceição e, por via erudita, para concepção) - é prova da Encarnação de Jesus e de que Cristo é realmente Deus.

 

Seu ministério foi desenvolvido num período curto de três anos, mas foi intenso, marcado por uma convivência rica com seus discípulos, os quais compartilharam de momentos especiais e foram testemunhas de seus milagres, curas, sermões, encontros inusitados com pecadores, líderes religiosos, sua perseguição, sofrimento, morte e ressurreição.

Os líderes religiosos, incomodados com a crescente popularidade de Jesus, procuravam achá-lo em falta e Ele - sabendo se sua missão redentora - começou a preparar seus discípulos, instruindo-os sobre eventos futuros, especialmente o fim do mundo.

Jesus Cristo reafirmou a certeza de sua volta e mencionou vários sinais que a precederiam, desafiando-os a estarem vigilantes e diligentes. Com isso preparava o caminho para os eventos da sua prisão, julgamento, sofrimento, crucificação e ressurreição que se seguiriam.

Na noite anterior à sua prisão Jesus instituiu a Ceia do Senhor, explicando o significado da sua morte através do pão e do vinho, que simbolizavam seu corpo partido e seu sangue derramado pelos pecadores, instituiu um memorial que selava uma nova aliança, o regime da lei estaria extinto e a graça redentora se instalaria.

Levado à presença das autoridades, Jesus foi interrogado e julgado inocente por Pilatos. Mas, seus inimigos, escarneciam dEle e incitavam a multidão pedindo sua morte. Pilatos entregou-o para ser crucificado, sendo pregado numa cruz, sofreu zombarias, açoites e humilhações, mas ainda assim expressou compaixão pelo criminoso arrependido crucificado ao seu lado. Naquele instante comoveu-se por sua mãe e pelo discípulo João, orou ao Pai pelo perdão daqueles que O crucificaram e com um grande grito, expirou. Naquele momento houve escuridão e um terremoto; era a natureza reconhecendo o significado do evento. O véu do templo de Jerusalém foi partido ao meio, não mais servindo como barreira ao lugar Santo dos Santos, pois a morte de Jesus abriu o caminho para todas as pessoas chegarem livremente à presença de Deus e adorá-lo. Ele pagou por nossos pecados e nos deu a possibilidade de volta ao Pai.

O corpo de Jesus foi colocado numa tumba emprestada, que depois de três dias foi encontrada vazia. Cumpriram-se as Escrituras: Jesus ressuscitou glorificado em forma humana e seus aparecimentos foram ocasiões de alegria e ensinamentos. A ressurreição transformou aquilo que muitos achavam ser tragédia, em inigualável vitória. Sua ascensão aos céus aconteceu quarenta dias depois da ressurreição. Jesus foi juntar-se ao Pai em glória, e nós o aguardamos para resgatar sua Igreja.

Por fim, após outros acontecimentos apocalípticos, o grande dia chegará: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20:10). Assim a profecia/promessa estará totalmente cumprida, a serpente será esmagada pela descendência da mulher, Jesus, encarnação do Filho de Deus, pessoalmente, cuidará de destruir a interferência do diabo sobre sua criação. E, haverá um “novo céu e uma nova terra”. E Jesus dirá: “Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim”. O Natal não pode ser extraído do contexto, senão perde seu valor, quem não tem conhecimento do início e do fim, não entende o verdadeiro sentido do nascimento de Jesus.

Um natal de meditação, esperança, saúde e paz: meditação sobre o verdadeiro significado deste dia, fato que mudou a história da humanidade (Isaías 9:6); esperança porque sabemos que Ele foi prometido, nasceu, morreu e ressuscitou e por isto esperamos sua volta para buscar a Igreja (João 14:1-3); saúde (espiritual) porque estávamos mortos em nossos delitos e pecados e Ele nos ressuscitou para uma vida de santidade; e paz porque nos reconciliou com Deus (Efésios 2:1-10), pois éramos inimigos de Deus, mas fomos feitos seus filhos pela divina adoção em Cristo Jesus (Romanos 5:10; Romanos 8:16; Gálatas 4:4-5 e 1 João 3:1). Amém!