Obras de ampliação do Bumbódromo avançam em Parintins

29/10/2012 18:17

Por Marivaldo Silva // Folhaamazonica.com/Manaus -AM

 

O projeto do novo Bumbódromo inclui uma série de melhorias, entre elas o aumento da capacidade de público dos atuais 12,2 mil para 17,5 mil lugares.

Festival de 2013 será realizado em um Bumbódromo repaginado

Manaus - As obras de ampliação do Bumbódromo, anunciadas pelo governador Omar Aziz em junho deste ano, durante o Festival de Parintins, já estão em pleno andamento, com a conclusão de toda a demolição das estruturas metálicas e de concreto; conclusão das estacas tipo hélice contínua e baldrames; além dos serviços de superestrutura em concreto armado, que também estão bem adiantados.

A secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informou que, até o presente momento, foram colocadas 136 estacas, ou seja, mais de 2.950 metros de estacas com 50 cm de diâmetro cada uma delas. As estacas darão sustentação aos prédios em construção.

O projeto do novo Bumbódromo inclui uma série de melhorias, entre elas o aumento da capacidade de público dos atuais 12,2 mil para 17,5 mil lugares. Entre as mudanças mais importantes está a adaptação do Bumbódromo para ter total acessibilidade, com rampas, banheiros e camarotes exclusivos para pessoas com necessidades especiais, além de elevadores, piso próprio para deficientes visuais, sinalização em Braille, cabines para serviços de descrição em Libras e de áudio-descrição.

Revitalização do espaço – Também já estão em andamento os serviços de adequação dos camarotes da Arena. A obra inclui ainda adequações no prédio principal, com dois pavimentos, onde estão situados os camarotes do governador e do patrocinador, além de 28 camarotes comuns.

Todas as instalações (elétricas, hidráulicas, sanitárias e de ar condicionado) estão sendo revitalizadas, para garantir o pleno funcionamento no festival de 2013. Para maior segurança, será instalado um novo sistema de prevenção contra incêndio, com novos extintores e mangueiras. O novo Bumbódromo também vai contar com novas subestações, instalações elétricas modernas e subterrâneas e regularização do piso para suportar as alegorias.

Outro aspecto bastante positivo também, é que a arena de apresentações e a área de concentração das agremiações ganharão mais espaço. “Isso facilitará a circulação dos brincantes e das alegorias, evitando atrasos e aglomeração desnecessária”, comentou a secretária de Infraestrutura.

Espetáculo terá mais qualidade – As adequações que estão sendo feitas no Bumbódromo, seguindo determinação do governador Omar Aziz, objetivam melhorar as condições de apresentação dos bumbás e receber melhor os turistas e os admiradores e galeras dos dois bois.

De acordo com Waldívia Alencar, esta é a maior reforma já realizada em 24 anos, desde que foi construído no formato de arena, em 1988. As obras de ampliação estão estimadas em R$ 32 milhões.

“É importante ressaltar que todo o concreto utilizado na obra tem origem em uma usina situada em Parintins, com controle tecnológico realizado por meio de um laboratório montado dentro do próprio canteiro de obras”, ressaltou a secretária.