Órgão promete conter erosão em ponte de Itacoatiara, no Amazonas

25/04/2012 21:05

A subida do nível do rio ocasionou erosões na cabeceira da ponte.
Cheia que atinge o Amazonas deixou as ruas de Itacoatiara alagadas.

 

Por Marivaldo Silva

 
Chuva ocasionou eorsões na cabeceira da ponte da Poranga (Foto: Reprodução/ TV Amazonas)
Chuva ocasionou eorsões na cabeceira da ponte
da Poranga (Foto: Reprodução/ TV Amazonas)

A ponte da Poranga, que liga a cidade de Itacoatiara aos demais municípios amazonenses, deve receber uma ação de contenção por técnicos da Secretaria de Infraestrutura d Amazonas (Seinfra), a partir desta quarta-feira (25). A subida do nível do rio Amazonas ocasionou erosões na cabeceira da ponte que é principal passagem de veículos pesados da cidade, situada a 176 km de Manaus.

Técnicos da Defesa Civil do Amazonas visitaram a estrutura da ponte, localizada no km 265 da rodovia AM 010 (Manaus-Itacoatiara), nesta terça, e solicitaram a ação da Seinfra. De acordo com informações do órgão, a avaliação técnica indica risco de desmoronamento devido a subida do nível do rio Amazonas e o aumento de chuvas que atinge Itacoatiara.
.

A ação emergencial quer evitar que a via seja interditada e impedir o isolamento do município. Ainda de acordo com a Seinfra, o órgão, em médio prazo, estuda a possibilidade de recuperação da ponte, reforço da estrutura ou construção de uma nova passagem.

Cidade alagada
A cheia que atinge o Amazonas deixou as ruas de Itacoatiara alagadas. Os moradores estão isolados e usam a canoa para se locomover pelas avenidas da cidade. A Zona Rural do município também foi atingida pela subida do nível do rio Amazonas. Segundo a Secretaria de Educação de Itacoatiara, aulas escolares foram suspensas e mais de 2.500 alunos ficaram sem estudar.