População agarra assaltantes e mete porrada na Compensa

26/06/2012 14:10

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

 

 

A dupla já tinha roubado um taxista e dois mototaxistas

 

Depois do assalto a um taxista e mais dois roubos contra mototaxistas, a dupla perigosa formada por Eric Silva de Oliveira, 21, e Emerson Pereira da Silva, 23, foi apanhada pela população e só não morreu de tanto apanhar porque foram salvos por uma equipe de tiras da 5ª Companhia Interativa da Polícia Militar. Os assaltos aconteceram no bairro da Compensa e os dois assaltantes foram perseguidos e alcançados na estrada da Estanave, na Compensa 3, onde a “surra foi federal” e quando o linchamento já estava para acontecer a polícia apareceu e salvou a vida de Emerson e Eric.


Os assaltantes foram retirados das mãos da população e de vários mototaxistas e taxistas que eram os principais alvos dos bandidos. Meia hora antes de serem pegos, Eric e o comparsa assaltaram o taxista que se identificou apenas pela nome de “Moisés”. O profissional do volante disse que eles apontaram facas peixeiras dentro de seu carro e se ele não tivesse entregado o aparelho celular e o dinheiro das corridas que havia feito, com certeza teria sido morto no assalto. Dois mototaxistas contaram históricas idênticas, depois de transportarem os dois elementos para uma rua parcialmente escura da Compensa III, perto de onde foram apanhados e espancados.

 

Justiça com as próprias mãos

 

Depois de serem salvos do linchamento (agressão física seguida de morte) Eric e Emerson foram atendidos no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Oeste, com muitas escoriações e até mesmo suspeitas de fraturas, mas como os médicos confirmaram que não corriam riscos de vida, os assaltantes foram conduzidos para o 5º DIP, no bairro de Santo Antônio (Zona Oeste). O delegado Luiz Carrasco autuou os assaltantes em flagrante delito, depois de ouvir os mototaxistas e o taxista que foram roubados por eles, quando faziam as corridas na madrugada desta segunda-feira. Havia informações de que Eric e Emerson já vinham fazendo assaltos a taxistas, mototaxistas e transeuntes em vias públicas da Compensa, fazia algum tempo. Os dois foram autuados e por volta ds 11 horas desta segunda-feira foram transferidos para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

 

Doze homicídios e muito sangue derramado em apenas 72 horas

 

A Delegacia Especializada de Homicídios e Seqüestros registrou de sexta-feira a domingo doze assassinatos. A delegada titular, Cristina Portugal, passou a manhã inteira desta segunda-feira, tomando depoimentos de testemunhas dos crimes e em seguida, dividiu e designou os tiras que vão atuar em casa caso nos próximos dias.


A maioria dos assassinatos ainda tem autorias desconhecidas, mas como informações de testemunhas e pessoas ligadas às vítimas, a delegada acredita que vai conseguir montar os inquéritos e terá provas e indícios suficientes para pedir à Justiça Comum as prisões preventivas dos acusados.


Um dos casos mais brutais envolveu uma jovem viciada em drogas que matou com dezenas de facadas a sua própria mãe no bairro Novo, na Zona Leste da cidade. Um crime dentro do próprio lar e envolvendo parentes de primeiro grau, ou seja da mesma família. Os tiras da DEHS comentavam nesta segunda-feira, que homicídios como este, nem mesmo a polícia mais bem treinada e equipada do mundo, teria como evitar.


A jovem se drogou na rua, foi para dentro de casa pedir dinheiro da mãe para comprar mais substâncias entorpecentes e como não conseguiu o que queria, inclusive tentando levar objetos de dentro de casa para trocar por droga na boca de fumo, acabou por esfaquear e matar a mãe. A acusada anda está foragida e a polícia tem informações inclusive de que ela estaria recebendo cobertura de traficantes de droga do bairro, mas se também forem localizados, estes elementos também serão presos, garante a delegada Cristina Portugal.

 

Polícia não dá tréguas para bandidos e desencadeia operações em toda cidade

 

A Polícia Civil em operações conjuntas com a Polícia Militar saíram em peso para as ruas de Manaus no final de semana, intensificando operações nas “áreas vermelhas” onde o perigo de assaltos, estupros, homicídios e outros crimes são mais frequentes.


 No Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Grande Vitória e Zumbi dos Palmares, por exemplo, barreiras foram montadas e operações de trânsito foram desencadeadas em várias avenidas, ruas e becos  dos bairro para revistas em documentações de carros, motocicletas e triagem em seus condutores e transeuntes suspeitos.


Localizar, armas, droga e criminosos são os alvos das operações, sem contar que os policiais civis do Bairro, também prenderam várias pessoas envolvidas com comércio e consumo de maconha, cocaína e oxi, a mais nova droga que vem se espalhando por todo o país.


Nesta segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública vai expedir um balanço geral de prisões de criminosos (adultos e adolescentes) e ainda números oficiais de apreensões de carros, motocicletas, armas e droga. O delegado George Gomes e o tenente coronel Amadeu, também comandaram uma grande operação na quinta-feira passada, que cumpriu mandados de prisão e busca em apreensão nas zonas Leste e Norte de Manaus.

 

 

Policiamento nos rios combate superlotações e riscos de naufrágios

 

 

Policiais Militares do Batalhão de Policiamento Ambiental realizam a partir desta segunda-feira, (25/06) a Operação denominada “Viagem Segura” visando principalmente coibir infratores que podem estar traficando drogas em bagagens através das embarcações que saem dos principais portos da cidade de Manaus.


Em pontos estratégicos as unidades de policiamento e patrulhamento Ambiental estarão aportando, com lanchas, as embarcações e fazendo uma revista com ajuda de cães da Companhia de Cães da PM. A revista terá a intenção à busca por entorpecentes, explosivos ou qualquer ilícito que esteja ocorrendo nas embarcações.


De acordo com o Comandante do Batalhão Ambiental Major Flávio Diniz “faz-se necessário este tipo de revista por conta da grandiosidade que a cada ano o festival de Parintins ganha, por isso a PM também necessita modificar sua forma de abordagens em busca de pessoas que podem estar traficando drogas e/ou até coibir futuros atentados, levando em consideração, o grande número de autoridades que prestigiam o evento”.


O Batalhão Ambiental informa ainda que, por conta do grande número de embarcações será feito uma triagem de quais embarcações serão feitas essas revistas. Major Diniz afirmou que as revistas não atrasarão o tempo de viagem e pede que os tripulantes dos barcos e os passageiros contribuam para que com a fiscalização seja ágil com intenção de dar mais segurança.