Preço da gasolina não vai aumentar... Sera?

13/07/2012 17:14

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

 

Sefaz afirma que aumento do imposto é retido nas distribuidoras. Para Sindicato, a alteração só na próxima semana...


O aumento do preço da gasolina, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10), não deve influir diretamente no valor praticado por litro do combustível. A informação é da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz/AM). Mas, de acordo com o Sindicato dos Revendedores dos Combustíveis do Amazonas (Sindicam), a variação pode prejudicar os donos de postos de combustíveis e a mudança, que afeta o consumidor final, só deve ser conhecida na próxima segunda-feira (16), quando estava prevista a validação da alteração pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) do Ministério da Fazenda. A variação corresponde ao Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) que altera a tabela de preços de combustíveis, como a gasolina e álcool etílico hidratado. Segundo o titular da Sefaz-AM, Isper Abrahim, os estados brasileiros passam por pesquisas mensais sobre a venda do combustível, e o Confaz interfere no valor do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) através da média do preço praticado pelos postos no mês anterior.


Número de Natropelamentos tem redução


O número de atropelamentos em Manausregistrou queda de 27% nos últimos doze meses, segundo dados divulgados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) na última quarta (11). Para o órgão municipal, a redução no índice se deve à implantação da campanha educativa "Tô na Faixa", ação que pretende aumentar o respeito à faixa de pedestre na capital amazonense. Ainda segundo o Manaustrans, nos últimos dois meses, 46 faixas foram revitalizadas na cidade. Algumas dessas faixas fazem parte do Projeto Transversalizando criado em 2010, por meio do Plano de Gestão de Educação no Trânsito lançado pelo Manaustrans, com o objetivo de inserir a disciplina Educação no Trânsito na grade curricular de escolas municipais. A escola que adota esta matéria no currículo recebe a implantação de uma faixa vermelha e branca em frente à instituição de ensino.

Paralisação de auditores afeta PIM


Desde o dia 18 de junho, os auditores fiscais da Receita Federal deflagraram operação padrão. No entanto, um mês depois a paralisação continua afetando a produção do Polo Industrial de Manaus. Durante a mobilização, os auditores estão atuando nos postos de fiscalização que funcionam no Aeroporto Eduardo Gomes e no Porto de Manaus. O trabalho demora mais que o habitual, e os insumos da empresas do Polo Industrial de Manaus, que levaram até dois dias para serem liberados, podem ficar retidos por mais de uma semana na Receita Federal. O resultado é que quatro fábricas de eletroeletrônicos do PIM paralisaram algumas linhas de produção e deram férias remuneradas aos colaboradores. "Isso traz um déficit de cerca de 8 mil trabalhadores não só dessas quatro empresas, mas de outras que fornecem para estas também. A tendência, pelo que tudo indica, é que esse movimento não termine já, e isso traz um risco muito grande de impacto econômico e social", explicou o presidente do Cieam, Wilson Périco. Os auditores fiscais no Amazonas reivindicam melhores condições de trabalho e aumento do efetivo. No âmbito nacional, eles pedem reajuste salarial de 30,28%, além de adicional de fronteira e porte de armas.


Caravana leva serviços a Rio Preto da Eva


Moradores do município de Rio Preto da Eva, a 57 Km de Manaus, vão receber  caravana de serviços gratuitos voltados para as áreas de saúde, educação, cultura, beleza e assistência. A ação é realizada pelo Sesc e ocorrerá na Escola Estadual Rio Preto da Eva e conta com o apoio do Senac Amazonas e prefeitura local, no horário de 8h30 às 17h. Na área de Odontologia serão oferecidos serviços de higiene bucal e aplicação de fluo. A equipe de Educação em Saúde da Institutição estará realizando aferição de pressão e teste de glicemia. O programa Mesa Brasil estará realizando oficinas de decupagem, sabonete artesanal e aproveitamento integral de alimentos. A gerência de Educação do Sesc também realizará oficinas com o tema “Decupagem”. Também haverá atividades de dança, teatro, artes plásticas, atividades recreativas, cinema e apresentação musical. Oficinas de leitura, desenho e contação de histórias,  também estarão na programação. A Sala de Ciências realizará exposição de química e atividades do Pequeno Cientista.


Governo Federal aprova recuperação de orlas


O Plano de Trabalho do Governo do Amazonas, elaborado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), para a recuperação da orla de mais cinco municípios, está sendo vistoriado durante toda esta semana pela arquiteta Maria Otília, da Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. "Com a aprovação do Plano de Trabalho serão beneficiados os municípios de Manacapuru, Guajará, Boca do Acre, Humaitá e Parintins", informou a secretária Estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar. Ainda de acordo com Waldívia, o Plano de Trabalho foi apresentado à Secretaria Nacional de Defesa Civil em Brasília e recebeu aprovação prévia. "O que está sendo feito no decorrer de toda esta semana pela coordenadora da Sedec é o cumprimento de uma exigência legal, que é a verificação in loco das situações apresentadas no referido plano", ressaltou. Após a realização das visitas aos municípios, a representante do Ministério da Integração Nacional deverá aprovar a liberação do montante necessário para a realização das obras, orçado em R$ 30 milhões. Este valor está inserido no convênio a ser firmado entre a Seinfra e o Ministério da Integração Nacional, cujo objeto diz respeito a 'Obras e Serviços de Engenharia para Contenção de Orla, Combate a Erosões e Contenção de Taludes em Municípios do Interior do Estado do Amazonas'.


Estudo analisa acessos da Ponte Rio Negro


Novas alternativas para facilitar o tráfego de veículos na área da Ponte Rio Negro, pelo lado de Manaus, estão sendo estudadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Nesta semana, a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, se reuniu com técnicos do órgão para orientá-los sobre a prioridade e agilidade na elaboração do projeto básico que vai viabilizar a implantação dos acessos viários na saída da Ponte e que vão atingir 8 km de extensão.Segundo a Seinfra, serão feitas três intervenções nos retornos da Avenida Coronel Teixeira, na Estrada da Ponta Negra e outra na rotatória do cruzamento com a Avenida Brasil. Além disso, também será feita uma intervenção em frente à subestação da Eletrobrás Amazonas Energia. O estudo também prevê a construção de um retorno e uma via de acesso no entroncamento com a Estrada da Jonasa. Outra mudança para o sistema viário do entorno da Ponte e que garantirá fluidez no tráfego em Manaus, diz respeito à criação de um acesso com início no bairro da Glória, finalizando no bairro Santo Agostinho, ambos na zona oeste da cidade.

Nesse último caso, o traçado será construído numa extensão de aproximadamente 5 km, iniciando na rua Jerônimo Ribeiro, no bairro da Glória; passando pela Estrada Padre Caballero Martin, no bairro da Compensa; avenida B e Estrada do Bombeamento, no Santo Agostinho, com 3 km de extensão; confluindo todos os acessos na Estrada da Estanave e, por fim, culminando na Ponte Rio Negro.