Professor de Manaus lança cartilha sobre ‘peixes ornamentais do Rio Negro’

11/06/2012 14:56

 

A cartilha ilustrativa é destinada ao publico infanto-juvenil, estimulando o aprendizado e o interesse sobre as espécies catalogadas

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com
 
Professor lança cartilha para apresentar ao publico infantil algumas das espécies de peixes da Amazônia

Professor lança cartilha para apresentar ao publico infantil algumas das espécies de peixes da Amazônia (Divulgação)

O professor da rede pública estadual de ensino, Fábio Lopes de Souza, lançou na manhã desta segunda-feira (11), a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no bairro do Japiim, a cartilha “Conhecendo os peixes ornamentais do Rio Negro”. A obra é direcionada ao público infanto-juvenil.

Com o objetivo de apresentar ao publico infantil algumas das espécies de peixes da Amazônia, cuja diversidade sempre despertou o interesse da população regional e mundial, a cartilha contém figuras de traços firmes que incentivam o aprendizado e conhecimento das crianças.

Obra

Na cartilha pode-se encontrar mais de 60 espécies de peixes ornamentais da região e os mais jovens têm sua atenção atraída por sugestões de trabalhos que envolvem pintura, colagem e leitura. Nas mais de 50 páginas, cada peixe é devidamente apresentado pelo autor com suas características básicas, tais como nome, tamanho, tipo de alimentação e até temperamento.

Em sua obra, o professor Fábio Lopes tenta, através do recurso de gravuras, incentivar que novos conceitos relacionados à existência destes peixes possam vigorar. “Procuramos mostrar, também, o quanto estas espécies são importantes e responsáveis pelo sustento de famílias que vivem do extrativismo na bacia do Rio Negro”, disse o autor.

A criação se destaca pelo colorido ímpar dos peixes que prazerosamente encanta pessoas de todas as idades, levando a beleza natural desses animais ao conhecimento de crianças, jovens e também adultos.

Ideia

Durante o evento de lançamento de seu livro, o professor Fábio Lopes contou como surgiu o interesse em abordar o assunto, revelando-se um ‘apaixonado’ pelo tema. “Após várias visitas ao município de Barcelos, nasceu então a ideia de criar a cartilha, cujo objetivo é fazer com que essa nova geração conheça e valorize nossas belezas e espécies naturais”, relatou o professor, que após a apresentação de seu trabalho, autografou exemplares.

Aos interessados, a obra “Conhecendo os peixes ornamentais do Rio Negro” está sendo vendida ao valor de R$ 10 podendo ser encontrada na sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ou com o próprio autor por meio do telefone 9239-5892.