Rio Negro atinge casas na Zona Sul e moradores protestam, em Manaus

27/04/2012 13:30

Casas das proximidades do Igarapé do São Raimundo estão alagadas.
Moradores exigem providências dos representantes do Governo do Estado.

 

Por Marivaldo Silva 

 
Comente agora
Protestantes exigem satisfação do Prosamin (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)
Por Marivaldo Silva
 
Protestantes exigem satisfação sobre o Prosamim (G1AM)

Moradores das proximidades do igarapé do São Raimundo, na Zona Sul da capital, atearam fogo em pneus e madeira e interditaram, por cerca uma hora, a rua Lourival Muniz na manhã desta sexta-feira (27). Os manifestantes exigiram resposta do Governo do Estado em relação às casas alagadas por causa da subida do nível das águas do rio Negro.

De acordo com o morador Ailton Armando, os moradores estão saindo pelo telhado, não têm para onde ir e esperam o cumprimento das promessas feitas pelo poder público. "Eles disseram que não iam dar madeira para fazer ponte nem maromba, mas prometeram que iam remover as famílias e dar apoio quando subisse a água. Não se tem nem previsão e, enquanto isso, as pessoas estão saindo pelo telhado por causa da água", afirmou.

Moradores reclamam das casas alagadas (Foto: Girlene Medeiros/G1AM)
Moradores reclamam das casas alagadas
 

Segundo a moradora Ivanete Batista, o filho dela, de quatro anos, quase morreu afogado nesta quinta-feira (26). "Meu filho quase morreu porque ao redor da minha casa está horrível e ninguém anda direito por conta da água. Os becos estão todos alagados".

A moradora Osana da Silva explicou à reportagem do G1 que precisou sair de casa. "A água está com mais de um metro e não tem como ficar lá. Eles prometeram que iam tirar a gente de lá e até agora nada. Está com cinco anos que é só promessa", disse.

Após cerca de uma hora de protesto, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) dispersaram os manifestantes, mas os moradores continuaram à espera de representantes do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamin).

Apoio da Defesa Civil
Os moradores receberam madeira para a construção de pontes e passarelas, segundo a Defesa Civil do município. A distribuição iniciou nesta quinta-feira (26) . De acordo com o subcomandante da Defesa Civil, Ary Renato, um estudo feito pelo órgão mostrou que a construção das marombas apresenta risco à vida das pessoas, já que a maioria das casas não tem condições de receber um piso extra, podendo desabar por causa do peso.