Trânsito no Centro de Manaus é alterado devido à cheia do Rio Negro

02/06/2012 20:54

Operação iniciou neste sábado (2) e envolve 60 agentes de trânsito.
Terminal de ônibus da Matriz foi transferido para a lateral da Catedral.

 

Por Marivaldo Silva/Folhaamazonica.com

 
Comente agora
Fluo em parte da Av. Sete de Setembro é exclusivo para ônibus convencionais   (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Fluxo em parte da Avenida Sete de Setembro é exclusivo para ônibus (Foto: Carlos Eduardo Matos)

O trânsito na área central de Manaus foi alterado, na manhã deste sábado (2), por causa da cheia do Rio Negro. A água que invadiu a pista do terminal de ônibus na Praça da Igreja da Matriz dificulta o tráfego de veículos pesados, o que obrigou as autoridades a mudarem o fluxo de ônibus convencionais para a Avenida Sete de Setembro.

Pontos de ônibus estão ao lado da Catedral de Manaus (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Pontos de ônibus estão ao lado da Catedral de Manaus (Foto: Carlos Eduardo Matos)

O trânsito de veículos pequenos também mudou. A partir de hoje, motoristas e usuários do transporte coletivo devem ficar atentos às mudanças.

Terminal de ônibus da Matriz foi blequeado (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Terminal de ônibus da Matriz foi bloqueado (Foto:
Carlos Eduardo Matos)

O tráfego pela Sete de Setembro, no trecho entre a Rua Epaminondas e Avenida Getúlio Vargas, será exclusivo para ônibus convencionais. Os pontos de embarque e desembarque de passageiros no terminal da Matriz foram transferidos para a lateral da Catedral de Manaus. No local, irão passar 861 ônibus, de 129 linhas.

"O espaço é reduzido e improvisado, mas foi a alternativa encontrada que a cheia não provocasse mais danos", disse o diretor de transporte coletivo da Superintendência de Transportes Urbanos (SMTU), Antônio Norte Filho. Segundo ele, 60 agentes do órgão vão trabalhar na área central para monitorar o trânsito e dar orientações aos motoristas.

Com a mudança, várias ruas do centro foram bloqueadas  (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Com a mudança, várias ruas do centro foram bloqueadas (Foto: Carlos Eduardo Matos)Vias interditadas

Entre a Epaminondas e a Getúlio Vargas, foram interditados o acesso às Ruas Lobo D'Almada, Joaquim Sarmento, Avenida Eduardo Ribeiro, Barroso, Rui Barbosa e José Paranaguá. O acesso a estas ruas é feito parcialmente de carro ou à pé.

Para quem é proprietário de veículo de passeio, o acesso ao Centro é monitorado por agentes de trânsito. O acesso pela Epaminondas foi proibido. O acesso à Rua Luiz Antony está bloqueado próximo ao Colégio da Polícia Militar. Para quem trafega pela Avenida Getúlio Vargas, o desvio à direita para a Sete de setembro está proibido, porque o sentido foi alterado e restrito para ônibus convencionais. No entanto, o desvio à esquerda, rumo ao bairro Cachoeirinha, não foi alterado e está permitido.

"Quem vier ao Centro de carro vai ter dificuldade, por causa dos bloqueios. A saída será usar o transporte coletivo e circular na área central à pé. O número de vagas de estacionamento foi reduzido. Por isso, o nosso conselho é usar táxi ou transporte coletivo quando vier ao ao Centro", informou Norte Filho.