Vereador Celso Lima Verde tem morte cerebral e respira com ajuda de aparelhos

10/07/2012 23:18

Por Marivaldo Silva / Folhaamazonica.com

Vereador Celso Lima Verde (PMDB) sofreu um AVC, na noite de domingo (8), e ficou em estado grave/Foto: Tribuna do Juruá

O presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, vereador Celso Lima Verde (PMDB) sofreu um grave acidente vascular cerebral (AVC) no início da noite de domingo (8). Cerca de 24 horas depois, ele foi transferido para tratamento de saúde em Rio Branco. O único médico neurocirurgião da cidade está viajando.


O avião bimotor da Empresa Aerobran, fretado pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), deixou o Aeroporto de Cruzeiro do Sul por volta das 19h de segunda-feira (9). Apesar da angústia da família, a transferência de Celso Lima Verde, só aconteceu 24 horas após ele sofrer o AVC que o deixou em estado gravíssimo.


O diretor clínico do Hospital do Juruá, Heitor Mesquita, informou que a transferência só foi necessária porque o único neurocirurgião que atua na unidade está viajando.


O vereador do PMDB, que tem 72 anos de idade e está no quarto mandato, sentiu-se mal quando visitava um irmão. Segundo o hospital, ele tem que ser melhor avaliado, mas provavelmente terá que passar por uma cirurgia devido ao acumulo de sangue no cérebro.


Lima Verde foi conduzido ao aeroporto em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O procedimento de transferência para aeronave foi realizado dentro do hangar do aeroporto. Um médico e outros profissionais acompanharam o paciente que seria removido ao hospital Santa Juliana, na Capital, segundo informou a família.

Marquinhos Cândido, filho do parlamentar, disse que os episódios que envolveram a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul nos últimos meses deixaram o seu pai preocupado e desmotivado para a vida pública, por isso, não se candidatou à reeleição. As preocupações, segundo o filho, vinham contribuindo para o descontrole de sua pressão arterial.

Ambulância do Samu levou o vereador até o aeroporto de Cruzeiro do Sul, onde ele foi embarcado para Rio Branco/Foto: Juruá Online

 

 

A família garante que não autorizará o desligamento dos aparelhos

Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), o presidente da câmara de vereadores de Cruzeiro do Sul, Celso Lima Verde (PMDB), teve morte cerebral na tarde desta terça-feira (10) na Fundação Hospitalar de Rio Branco, pra onde foi transferido na última segunda-feira (9).

Celso Lima verde aos 72 anos, cumpria seu quarto mandato de vereador. O filho do presidente da câmara, Marquinhos Cândido,  explica que o pai não havia se candidatado para a reeleição por estar desmotivado e muito preocupado com os últimos acontecimentos envolvendo a câmara de Cruzeiro do Sul.

O filho do vereador ainda atribui o descontrole arterial , responsável pelo AVC, às preocupações que Lima Verde estava tendo durante sua presidência na câmara.

O vereador permanece respirando com ajuda de aparelhos, mas a equipe médica garante que o estado dele é grave. A transferência é uma das causas que pôde ter contribuído para o agravamento do quadro médico de Lima Verde. No momento, a família resume apenas que o desligamento dos aparelhos está descartado.