Vestibular da UEA terá provas nos 62 municípios do Amazonas

09/11/2012 19:34

No total, 49 escolas de Manaus e 78 no interior do Estado estão prontas para receber os mais de 49 mil candidatos inscritos do certame

O vestibular terá a duração de quatro horas e a saída do candidato será permitida somente após três horas do início do exame

Manaus – O vestibular 2012 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será realizado neste sábado e domingo, dias 10 e 11 de novembro, em todos os 62 municípios do Amazonas.

No total, 49 escolas de Manaus e 78 no interior do Estado estão prontas para receber os mais de 49 mil candidatos inscritos do certame. O reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, fará a abertura oficial do certame a partir de 12h, na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na Avenida Darcy Vargas, nº. 1.200, zona centro sul de Manaus.

As provas terão início às 13h (horário local), mas o fechamento dos portões das escolas ocorrerá às 12h50. No sábado (10), acontece a aplicação da prova de Conhecimentos Gerais e, no domingo (11), a prova de Conhecimentos Específicos e redação.

A consulta ao local de prova deverá ser feita no portal da UEA (uea.edu.br) para evitar transtornos que impeçam a sua participação no exame. Para ter acesso às salas de prova, o candidato deverá apresentar documento original com foto. Durante a realização da prova, somente será permito o uso de caneta esferográfica de material transparente de cor preta ou azul.

O vestibular terá a duração de quatro horas e a saída do candidato será permitida somente após três horas do início do exame. Ninguém poderá sair da sala com o caderno de provas, mas será permitido levar o rascunho do gabarito de forma que este possa ser checado a partir de segunda-feira (12) quando a UEA disponibilizar o gabarito oficial.

Segurança

Todas as escolas em que haverá realização das provas contarão com detector de metais. A UEA tem o apoio das Polícias Militar, Civil e Federal no esquema de segurança estabelecido por ocasião do Vestibular.

Além disso, somando forças com o trabalho das polícias, 3,4 mil pessoas atuarão como fiscais, supervisores e coordenadores, além daqueles que trabalharão na segurança e limpeza das escolas. Tudo para garantir o sucesso e a lisura do certame.

Não serão permitidos aparelhos eletrônicos como celular, tablet, netbook, MP3 ou similares nos dias das provas. Os candidatos que forem pegos utilizando qualquer ferramenta tecnológica serão automaticamente desclassificados.

Vagas

A UEA oferece este ano total de 3.569 vagas, via vestibular, para ingresso a partir de 2013. Para os indígenas, estão destinadas outras 164 vagas.

Sabatistas

A universidade oferece, ainda, horário diferenciado para quem, durante a inscrição, optou por realizar a prova na condição de sabatista - aqueles que, por motivo religioso, reservam o sábado para a realização exclusiva de prática religiosa ou descanso.

Os sabatistas começarão a responder o caderno de provas somente a partir das 19h e, após isso, todos os procedimentos serão idênticos àqueles aplicados aos demais candidatos.

Ainda assim, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, até às 12h50, horário em que os portões serão fechados. Até começarem a fazer suas provas, ficarão em local reservado, destinado especificamente ao grupo.

Pessoas com deficiência

Em Manaus, os candidatos com necessidades especiais realizarão as provas no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), que conta com estrutura física adaptada para recebê-los. A escola está localizada no Centro da cidade e também foi escolhida devido à facilidade de acesso ao local.

Frota de ônibus ampliada

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes (SMTU), 1.105 ônibus devem circular por Manaus a partir das 5h da manhã, dos dias 10 e 11 de novembro. As dez empresas do sistema convencional já foram notificadas sobre a necessidade do aumento da frota. O órgão anunciou ainda que vai fazer o acompanhamento da circulação do transporte coletivo nos Terminais de Integração.