Vulnerabilidade social é dificuldade no combate à tuberculose, em Manaus

16/04/2012 15:52

80% dos pacientes com tuberculose são usuários de drogas ou alcoólatras.
150 novos casos da doença são diagnosticados mensalmente na capital.

 

Marivaldo Silva

 
Os testes serão realizados por dez meses (Foto: Reprodução TV Amazonas)
Novo método de identificação da doença passa por
teste em Manaus. (Foto:Reprodução/TV Amazonas)

A vulnerabilidade social é a principal dificuldade do setor de saúde pública de Manaus para reduzir a incidência de tuberculose na capital. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que 80% dos pacientes com a patologia são usuários de drogas ou alcoólatras e os números de abandono do tratamento da doença ainda é alto.

Segundo o coordenador de ações de combate à tuberculose da Semsa, Jair Pinheiro, a secretaria prevê realizar uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para reduzir o número de interrupções no tratamento.

"A maioria dos pacientes não tem sequer fonte de renda e não tem condições de continuar com o tratamento. Vamos tentar instituir de forma oficial a integração do serviço de saúde com o de assistência social para driblar esse impedimento", afirmou ao G1.

O tratamento dura seis meses e o paciente precisa pegar mais medicamentos mensalmente. A Semsa busca atualmente seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em que o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar os remédios três vezes por semana.

"É muita informação para o paciente. Às vezes, ele está no primeiro mês de tratamento e ainda nem absorveu que está com tuberculose. Por ser uma doença transmissível, a pessoa que adoece tende a se excluir e se reprimir", disse. Semana passada a secretaria de saúde realizou um diagnóstico preliminar de incidência de tuberculose nas cinco unidades prisionais da cidade. "Fizemos, por enquanto, algumas perguntas e 600 presos vão passar por exame", explicou o coordenador.

O número de 150 novos casos, por mês, é mantido na capital. O novo método de identificação da doença está disponível desde março, em Manaus o na cidade do Rio de Janeiro. O exame GENEXPERT é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já usado em países, como a África do Sul.

Segundo a coordenação o exame está em fase de teste e, em outubro, o método será interrompido para avaliação dos resultados pelo Ministério da Saude. Em maio, o exame deve estar disponível também na Fundação de Medicina Tropical (FMT).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Região Norte teve um aumento no número de casos de tuberculose do ano passado para 2012 mas o Amazonas e o Pará lideram a lista de incidências na região. O Amazonas registrou 2.216 casos em 2011.

Dia Municipal de Combate à Tuberculose 
Manaus ganhou um dia exclusivo para ações de combate à tuberculose. O dia 24 de março foi instituído no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira (16), como Dia Municipal de Combate à Tuberculose e coincide com o Dia Mundial que tem o mesmo propósito.